NO PRÓXIMO SÁBADO, DIA 8 DE JULHO, COMEMORA-SE O DIA NACIONAL DA CIÊNCIA E TAMBÉM O DIA NACIONAL DO PESQUISADOR.
Ciência não é um conjunto de conhecimentos estáticos, presos em livros. A ciência é dinâmica e está sempre em atualização!
No próximo sábado, dia 8 de julho, comemora-se o Dia Nacional da Ciência e também o Dia Nacional do Pesquisador.
A palavra ciência vem do latim “scientia“, que significa conhecimento.
O dicionário define a ciência como um conjunto aprofundado de conhecimentos sistematizados.
Muitos pesquisadores também diriam que a ciência é fundada no método científico.
Partindo de observações sobre o mundo, a natureza e seus fenômenos, criam-se hipóteses que induzem os cientistas a desenvolver experimentos e propor leis gerais.
A leis científicas seriam, então, generalizações de experiências que podem ser repetidas e, assim, confirmar a proposição inicial.
Mas essa visão é colocada em cheque na filosofia da ciência e em muitas áreas das ciências humanas, sociais e sociais aplicadas. Nelas, o método científico não se aplica exatamente como previsto pelos pesquisadores das ciências exatas, biológicas e da terra…
Isso não desmerece as ciências das Humanidades e deixa-nos o alerta sobre os diferentes modos de desenvolver conhecimento sistematizado, reconhecendo as particularidades de cada área de atuação.

Mistérios do Universo, curas para doenças, a compreensão da sociedade, nossos comportamentos e linguagens, tudo pode ser objeto da ciência… Imagem via Pixabay.
CIÊNCIA EM DESENVOLVIMENTO

“O pensador”, obra de Auguste Rodin. Foto de Piero d’Houin Inocybe via Wikimedia Commons
Fato é que a ciência não é um conhecimento absoluto e inquestionável– inclusive, já vimos exemplos aqui sobre como os erros fazem parte do conhecimento científico.
Cada nova descoberta está aí para ser testada e questionada, para que novos conhecimentos sejam gerados.
A ciência, ou melhor, as ciências, como atividade humana, coletiva e universal, têm cada uma sua história e seus modos de fazer.
Por isso, podemos acompanhar seus avanços ao longo dos anos, e desenvolver pensamento crítico sobre o conhecimento do passado e do presente, com os olhos voltados para o futuro.
CELEBRANDO A CIÊNCIA EM TODO O BRASIL
Celebrar o Dia Nacional da Ciência é uma maneira de apoiar e valorizar o conhecimento como um aspecto fundamental do bom desenvolvimento da humanidade!
O dia 8 de julho é também aniversário da fundação da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). Em homenagem a ela e para reforçar a importância da ciência para todos, vários eventos serão realizados pelo Brasil.
Nenhum comentário:
Postar um comentário