Rui Barbosa...
![]() |
Rui Barbosa de Oliveira, foi um exemplo para
todos nós brasileiros.
Tendo se destacado principalmente como jurista, advogado, político, diplomata, escritor, filólogo,jornalista, tradutor e orador. Um dos intelectuais mais brilhantes do seu tempo, foi um dos organizadores da República e coautor da constituição da Primeira República juntamente com Prudente de Moraes. Rui Barbosa atuou na defesa do federalismo, do abolicionismo e na promoção dos direitos e garantias individuais.
Vemos algumas pessoas que se destacam. Demonstram ser sábias. Nem todo sábio sabe tudo...e não há ninguém que não saiba nada. Somos entendidos e inteligentes aqui e se formos a outros países e não entender o idioma deles... somos analfabetos. Verdade é que o sábio sabe que seu conhecimento é limitado. Nascemos ignorantes vamos à escola para aprender o alfabeto, conhecimentos diversos e podemos nos tornar sábios.
“O silêncio é preferível à loquacidade. Saber calar é virtude cem vezes mais rara do que saber falar. Pelo silêncio podes ter um desgosto, mas a loquacidade te trará mil e um arrependimentos, pois uma palavra mal refletida é, amiúde, mais perigosa do que um passo em falso. Guarda a tua língua como guarda o avarento a sua riqueza. A natureza, que nos deu um só órgão para falar, forneceu-nos dois para ouvir. Quando falares, fala pouco, pois quanto menor for o número de palavras, tanto menos errarás. Assim a força e a beleza de um discurso consistem no exprimirmos, em poucas palavras, verdades profundas e conceitos magistrais.”
Palavras do Elogio do Silêncio, de Malba Tahan.
REFLEXÃO DO BLOG:
Diante
disto temos que ter inteligência em ouvir mais e falar menos. De uns tempos
para cá, aprendi que o silêncio é ouro... Acabaram as eleições e a maioria
escolheu o que achou ser melhor para à presidência do Brasil. O bom senso nos
acena que a nação brasileira escolheu tal candidato. Tudo estaria encerrado,
apaziguado... mas não foi o que vem acontecendo, a disputa e as fofocas
continuam no falar, no fazer, no pensar... enfim a "guerra" continua
e parece de difícil fim. Sejamos sábios e entendamos que com a eleição foi-se a
época de disputa do voto e se tem o novo presidente. Vamos torcer todo mundo para que o
novo presidente possa trabalhar e colocar o Brasil em novos horizontes de paz e
amor!
Nenhum comentário:
Postar um comentário