segunda-feira, 24 de dezembro de 2018

EVANGELIZANDO PELO BLOG DO OSVALDO: ADVENTO... "ALEGRAI-VOS SEMPRE NO SENHOR!"







Advento é tempo de espera por "quem deve vir".Estamos na iminência do Natal e quem nos guia é Maria, que traz em seu seio o mistério escondido desde séculos em Deus(Ef 3,9). É bastante delicada a intimidade de uma mulher à espera do nascimento de uma criança. Começamos a entender esta comunhão ininterrupta de amor entre Maria e o Verbo do Pai, que cresce em seu ventre.
São Francisco de Assis a saúda como "Tabernáculo do Senhor". Ao carregar seu próprio evangelho, ela é evangelizada  pela graça que vem de dentro. Assim, abre a boca e ressoa  as bem-aventuranças  do Magnificat. Ela é a nova Arca da Aliança, pois Deus habita no seio de uma mulher. Ele quer fazer morada em cada um de nós para sermos transformados por sua presença e a partilhemos com o mundo.

Diante das palavras bíblicas “Que o Senhor não nos encontre dormindo, mas vigilantes”. “Alegrai-vos sempre no Senhor.
É a vinda ou chegada e refere-se às quatro semanas antes do Natal. Pelo Advento, nos preparamos para celebrar a primeira vinda do Senhor, ou seja, o Natal de Nosso Senhor Jesus Cristo e a expectativa da segunda vinda do Senhor. Por isso a característica deste tempo, com o qual começa o ano da Igreja, é a penitência como preparação para receber Aquele que está para vir. O caráter penitencial do advento é acentuado pela cor litúrgica, que é o roxo. O tempo de Advento recorda-nos a realidade de um Senhor que vem ao encontro dos homens e que, no final da nossa caminhada por esta terra, nos oferecerá a vida definitiva, a felicidade sem fim. O tempo do Advento é, também, o tempo da espera do Senhor. É um incentivo aos católicos para estar com o coração e a alma no encontro com o Senhor. 
Quanto ao segundo aspecto do Advento, da preparação para o Natal de Jesus, é a alegria da nossa salvação pela encarnação do Verbo de Deus. Neste tempo que a publicidade natalina vem alimentar nosso espírito com “belas” e “boas” mensagens de tempos novos, repletos de paz e de harmonia fraterna, é preciso ficar atentos para não nos alimentar com fantasias e imagens enganosas. O alimento espiritual deste tempo que nos aproxima do Natal não pode se limitar a poesias ou mensagens vazias. Precisa de algo mais sólido como a oração diária, a meditação da Palavra de Deus e as obras de caridade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário