Alunas vestiram blusa preta e shorts em protesto na escola
(Foto: Julia Townsend/Arquivo pessoal)
Será que pega bem as alunas deixarem os uniformes normais de cada escola e irem às aulas de shortinhos? Dizem que as salas de aula são quentes e já não suportam o calor, embora algumas salas tenham ventiladores. Algumas cidades está havendo este tipo de protesto. O que pensam os pais? Os professores? Diretores de escolas?... E a Secretaria de Educação?...
Um grupo de alunas com idades entre 13 e 17 anos deu início a um movimento que contesta as regras de vestuário do Colégio Anchieta, um dos mais antigos de Porto Alegre. O abaixo-assinado nomeado “Vai ter shortinho, sim” é destinado a coordenadores e diretores, e foi lido por uma das autoras durante um ato que reuniu dezenas no intervalo do turno da manhã, nesta quarta-feira. As alunas dizem que a instituição não permite o uso de shorts nas dependências da escola. “Eles falam que não é lugar de usar shortinho. Mas essa é a nossa roupa. A gente tem o direito de usar a roupa que a gente quiser”, observa Marina Stein, 14 anos.
Algumas relataram situações de constrangimento. “Tem vários casos de meninas que já foram retiradas da sala de aula, e pediram que elas vestissem uma calça de moletom ou que fossem para casa, porque com aquela roupa não dava para ficar”, acrescenta ela, que é estudante do 9º ano do Ensino Fundamental.
Dizem que o correto e normal é o uniforme estabelecido pela direção de cada escola. Será que a moda pega?
Nenhum comentário:
Postar um comentário