quarta-feira, 16 de janeiro de 2019

QUEM NÃO FOI ENGRAXATE NESTA VIDA?...BELA PROFISSÃO!!!



Com o dinheiro que recebe, compra seu material de trabalho que inclui graxa, escovas e flanelas. O atendimento ao cliente tem suas regras. Cliente cativo é atendido pelo engraxate de sua preferência e quem chega pela primeira vez tem os sapatos limpos por quem o aborda. "As mulheres também vem aqui, mas é mais no inverno, porque no verão usam rasteirinha, sapato aberto, ou sandália. Mas no inverno, tem as que gostam de engraxar o sapato com a gente e elas são pacientes porque sabem que serviço feito com capricho precisa de mais tempo" explica. 



Walkiria Vieira





Depois do estatuto da criança e do adolescente, sumiram os engraxates. Hoje em dia, quem quiser lustrar seus sapatos, precisa comprar a graxa ou pasta e fazê-lo por conta.Fui engraxate em Centenário do Sul, sempre andava com minha caixa às costas perto do cinema , do Bar do Gobetti, e dizia: quem quer engraxar?

Ao final do dia ganhava honestamente uns trocos. Na ocasião com menos de 10 anos de idade. Minha caixa de engraxar, foi feita por mim, onde comecei o ofício. Em Londrina alguns jovens e adultos ficam no calçadão e se dedicam à função de lustrar os sapatos.

Seria até um ponto de encontro de amigos que, pela manhã se encontrariam na praça para deixar o sapato em ordem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário