quinta-feira, 24 de janeiro de 2019

RESPEITAR O IDOSO É RESPEITAR O SEU PRÓPRIO FUTURO...DIA NACIONAL DO APOSENTADO!


Hoje é o Dia Nacional dos Aposentados. A data é celebrada em 24 de janeiro por conta da Lei Eloy Chaves, aprovada em 24/01/1923, que criou a Caixa de Aposentadoria e Pensão para os empregados das estradas de ferro e originou a Previdência Social, que hoje paga benefícios a milhões de pessoas no Brasil. A homenagem aos cidadãos que deram sua contribuição ao pais foi regulamentada pela Lei 6.926/1981, de autoria do ex-deputado Benedito Marcilio.
De acordo com a legislação brasileira, existem cinco categorias específicas de aposentadoria: a compulsória, a especial, por idade, por invalidez ou por tempo de contribuição. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), são 32 milhões de aposentados no Brasil, destes 51.137 somente no Amapá.
Pois bem, já explicada a data com dados históricos, deixo aqui minhas homenagens à todos os senhores e senhoras (como a minha mais que maravilhosa mãe) que dedicaram muito suor, tempo, força, empenho, lágrimas, e dedicação profissional ao nosso país.
Essas pessoas que destinaram suas vidas para o crescimento do Brasil, sustento da família e agora usufruem (ou deveriam usufruir) dos benefícios (in) dignos da Previdência Social. O problema é que a maioria dos aposentados não recebe do Governo o soldo justo por seus anos de serviços prestados ao país.
É preciso urgentes políticas públicas de recuperação de perdas dos valores da aposentadoria, entre outras tantas condições de dignidade. Enfim, hoje deveria ser realmente um dia de valorização, reconhecimento e reflexão sobre estes cidadãos que trabalharam em prol da pátria.
Funcionários públicos, profissionais liberais e aposentados de qualquer área de atuação são parte viva da nossa história. Eles caminham no tempo com seus cabelos grisalhos (ou sem cabelo) com honra e moral pra criticar, pois são responsáveis pela sociedade em que vivemos.
Meus parabéns aos aposentados brasileiros, apesar de tudo.
Que os nossos políticos criem políticas públicas  em favor dos marginalizados idosos que sofrem com baixos salários que não dão para as primeiras necessidades. O idoso pode ter sido um baita trabalhador,muita sabedoria, conhecimentos acumulados, porém é apenas um aposentado colocado em caminho incerto e onde tem muitas dificuldades! Futuros aposentados pensem nisso e comecem a olhar para o bem dos de cabelos grisalhos...a velhice é um chegar irremediável de cada um de nós! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário