sexta-feira, 1 de março de 2019

ALERTA AOS MORADORES DA ZONA SUL DE LONDRINA. AQUI ESTÁ O FOCO DA DENGUE!















RESTAURAÇÃO AMBIENTAL DO FUNDO DE VALE DO CÓRREGO TUCANOS Aproximadamente 1505m lineares de fundo de vale, delimitados entre as ruas José Garcia Domingues, Jardim São Paulo e Almeida Garret, Jardim Igapó, região Sul de Londrina.


Temos que ficar atentos ... a nossa região concentra a maioria dos casos de dengue em Londrina. Estamos nos descuidando e os mosquitos tomando conta. A diretora de Vigilância em Saúde da secretaria, Sonia Fernandes, lembrou que a região sul registrou um caso importado em novembro de 2018 e, esse fato, associado à situação de vários focos, fez com que a presença do vetor se espalhasse. Mas ao percorrer as ruas de alguns bairros que fazem parte da abrangência da UBS (Unidade Básica de Saúde) do Itapoã, há diversas situações que facilitam a proliferação do mosquito que transmite a dengue, o Aedes aegypti: sujeira e entulho em diversos pontos, inclusive quintais, mato alto em terrenos vazios e calçadas, além de veículos abandonados nas vias acumulando água parada. Em vários bairros da zona sul há casos de pessoas que tiveram dengue ou contraiu a doença recentemente.

Compreensível, quando se percebe que dos 190 casos confirmados na cidade, de acordo com o último boletim da secretaria municipal de Saúde, 155 são da região sul, sendo 132 distribuídos em dez bairros da área de abrangência do posto do Itapoã. Os jardins Cristal, Franciscato, Jatobá, Novo Perobal, Santa Joana, Piazentin, conjunto São Lourenço, parque residencial Campos Elísios e assentamento São Marcos, além do jardim Itapoã, abrigam cerca de 16 mil moradores. A incidência de dengue somando estas localidades é de 975 para grupo de 100 mil pessoas, duas vezes maior do que o necessário para se classificar estado de epidemia, a partir das diretrizes da Organização Mundial da Saúde. Enquanto isso, o centro registrou 14 casos e a zona oeste teve dez ocorrências. A alta incidência elevou a procura de pacientes pelo posto de saúde do Itapoã e obrigou a prefeitura a ampliar o atendimento na unidade até as 23 horas - com casa lotada todas as noites. Duas cidades paranaenses já estão em alerta de epidemia de dengue: Itambé, no Noroeste, e Moreira Sales, no Oeste. 


Nós que moramos nas imediações da rua Bélgica , córrego dos tucanos , sabemos que a mata ciliar , foi em parte vendida para um particular que cercou sua boa parte de área...nada fez e ali vê-se a céu aberto todo tipo de lixo e tranqueiras. O córrego no fundo do vale está abandonado também. ali pode se constituir em criadouro do mosquito da dengue.

Nenhum comentário:

Postar um comentário