A CMTU fecha neste dia(6 de março) alterando acesso para a rotatória da avenida Dez de Dezembro, pela avenida Leste-Oeste. Haja vista as obras para a construção do viaduto na rotatória, os motoristas que seguiam rumo a avenida Teodoro Victorelli pela Leste-Oeste não podem mais fazer a conversão à direita para acessar a Via Expressa em direção à PR-445. O trajeto a partir de agora deverá ser feito pelas vias alternativas já definidas e indicadas por placas de sinalização. A interdição deverá durar o tempo de execução da obra. Por enquanto, o único trecho da avenida Dez de Dezembro que permanece liberado para circulação de veículos é no sentido sul-norte.
A opção para o motorista seguir para a Teodoro Victorelli é ir pela avenida Duque de Caxias ou rua Uruguai até a avenida Juscelino Kubitschek para então chegar à Via Expressa. A rota alternativa para quem trafega no sentido centro-norte será pela avenida Jorge Casoni.
O acesso no sentido norte-sul já estava bloqueado, e os motoristas precisam desviar da rua Potiguares para a Acre e Duque de Caxias. O acesso da rotatória sentido sul-norte permanece livre e ainda não há previsão de interdição.
Dados do Ippul (Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Londrina) apontam que no horário de pico, do final de tarde até começo da noite, aproximadamente 16 mil veículos trafegam por hora, na rotatória da avenida Dez de Dezembro, em todos os sentidos.
O diretor de Trânsito da CMTU, Pedro Ramos, afirmou que o transtorno inevitável e que os agentes da companhia ficarão no local por três dias para orientar os motoristas. "Aqui é uma região histórica, perto do Marco Zero, e a cidade se desenvolveu no seu entorno. Algumas ruas e avenidas não estavam preparadas para receber o impacto do fechamento de uma das principais avenidas da cidade. Fizemos o planejamento para minimizar isso", declarou. Ele afirmou que a iluminação pública será suficiente para que os motoristas visualizem o desvio para a rua Norman Prochet e que não há necessidade de sinalização iluminada no local. "O desvio da rua Potiguares já mostrou que isso é suficiente", declarou.
FOLHA Arte
DUQUE DE CAXIAS E URUGUAI
Ramos também falou sobre o impacto no trânsito da avenida Duque de Caxias e rua Uruguai, em função desses desvios. Na Duque de Caxias, em determinados trechos e horários, o estacionamento é permitido na pista à esquerda. Como a pista à direita é exclusiva para ônibus, resta a pista do meio para a circulação de outros veículos. "Evidente que essas mudanças por conta dessa obra podem ter impacto na Duque de Caxias e na Uruguai. Por hora, não há indicativos que possam sugerir a retirada total do estacionamento na Duque de Caxias e nem previsão disso. A via também tem as canaletas de ônibus, que podem ser repensadas, mas só teremos o panorama completo quando a rotatória da Dez de Dezembro com a Leste Oeste tiver o fechamento total de seus acessos", destacou o diretor.
Ramos disse que a sinalização deve ser modificada na Uruguai. "Vamos semaforizar a via no cruzamento com as ruas Pará e Goiás para poder dar mais segurança. É um algo a mais que estamos colocando em relação ao projeto inicial. É uma das próximas etapas, mas ainda não temos um prazo para isso", declarou.
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