quarta-feira, 6 de março de 2019

FRANCISCO DE ASSIS É, SIMPLESMENTE, O SANTO DA PAZ!


                   



                                 Quantas coisas boas sabemos de Francisco.            Embora mundialmente conhecido como o santo padroeiro da            ecologia, por causa de seu cuidado para com as plantas e  os            animais. 
                                   É grande a importância e contribuição legadas      por este filho de Deus , Francisco de Assis – para a Igreja e para      o mundo – seguem além, chegando a receber – no fim do século      passado – o título de “homem do milênio”. 

                                   Para o Papa Pio XI, Francisco de Assis  tinha     “tão perfeita imagem de Cristo”que o considerou“quase um Cristo redivivo”, sabendo encarnar verdadeiramente o Evangelho.

                             Francisco viveu uma conversão brusca em sua juventude, passando de jovem rebelde e mundano, a uma vida religiosa de completa pobreza. Abandonou sua família e sua antiga vida e foi viver em cabanas e abrigos no meio do mato, juntamente com um amigo que chamava de “irmão Leão”. Sua decisão e vivacidade atraiu a outros adeptos, fazendo com que ele fundasse mais tarde a Ordem dos Frades Menores, hoje conhecidos como Franciscanos.


                   Em se tratando do século XIII e XIV, destaca-se o Renascimento propriamente dito, em parte inspirado pela presença de um novo movimento religioso desencadeado pelas ordens mendicantes, em especial a fundada por São Francisco de Assis, que pregou entre os pobres falando da beleza do mundo natural e da dignidade do homem, favorecendo uma relação mais direta e íntima com Deus, e seu exemplo de vida estimulou os intelectuais e artistas a verem o mundo com outros olhos, com mais otimismo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário