quinta-feira, 30 de maio de 2019

LEIA E FIQUE ESPERTO: "GOLPE DO MOTOBOY" FAZ MAIS VÍTIMAS EM LONDRINA!

SAIBA COMO FUNCIONA:



Preste atenção uma quadrilha está aplicando um golpe pelo telefone. Em nossa região está havendo muitas vítimas da fraude popularmente conhecida como o "Golpe do Motoboy".
Falsos funcionários do banco entram em contato com o correntista e informam que o
sistema detectou uma suposta compra com características fraudulentas em sua conta
bancária e questionam a sua veracidade. Por se tratar de uma "falsa" compra, o cliente
informa que não a realizou, assim o suposto funcionário do banco explica que houve uma fraude no cartão e sugere o seu cancelamento através do telefone da central de atendimento localizado atrás do cartão.
Os estelionatários mencionam na ligação os dados pessoais da vítima como nome, CPF
e instituição financeira. Após esse primeiro passo, o golpista, se passando por funcionário
do banco, orienta o aposentado a realizar uma ligação posterior na qual confirmará alguns dados e questionará de fato as compras realizadas indevidamente em seu cartão.
Então, neste intervalo de tempo, do término de uma ligação para a discagem de uma nova, estes criminosos "prendem" a linha de seu telefone, de forma que a ligação posterior, que o correntista acredita ser direcionada ao banco, fica novamente sob o controle dos golpistas. É também neste momento que é solicitado que a vítima digite a senha de seu cartão. Desta forma, todos os dados ficam expostos permitindo que os golpistas façam transações comerciais em seu nome.
E os próprios golpistas realizam um "falso" cancelamento do cartão e "por motivos de segurança" solicitam ao cliente que envie o cartão à agencia bancária, mantendo o chip,
junto com uma carta escrita a próprio punho acerca do ocorrido, para que seja realizada
uma sindicância, disponibilizando um motoboy para a retirada. Ocorre que, o cancelamento
de fato não ocorreu e o motoboy que retira o cartão na residência do correntista é o próprio golpista, que na sequencia realiza diversas compras, empréstimos e saques na conta
bancária.


A Senhora Rosângela , moradora do Jardim Adriana, Londrina, muito nervosa e preocupada
 quase caiu no golpe. Ela disse que tudo parecia legal. Quem ligou parecia ser da Caixa Econômica, mesmo. Alguém fez uma compra no Magazine Luiza no montante de três mil e quinhentos reais. A Seguradora da Caixa queria 
os cartões e senhas que deveriam ser colocadas num envelope. Um motoboy passaria para 
pegar e levar a agência bancária. Aí ao combinar tudo disse que colocaria para receber o motoboy um agente policial que morava perto da casa dela. E sabe o que aconteceu?Ninguém apareceu! Logo passado um tempo ligou para sua agência bancária e foi informada que estava tudo legal e que era um tipo de golpe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário