Eu, você, todos nós, temos medo de alguma coisa. A gente diz " Que não arrisca não petisca" preciso perder o medo e ousar mais na vida. Há instantes que ficamos com medo por uma bobagem, algo que colocamos na cabeça.Se você é um daqueles que nunca teve medo de nada e nunca terá, será que conseguiria manter a calma perante um perigo real como estar dentro de um avião em queda?
É o medo de sangue. Ao deparar-se com o tal, a pessoa sente calafrios e pode até desmaiar, ter enjoos, queda de pressão, suor excessivo. A hematofobia também é conhecida como hemofobia e é facilmente tratável pela psicologia, alcançando bons resultados e melhora da qualidade de vida de quem sofre dessa fobia.
Aicmofobia
É o medo de agulhas, injeções ou objetos perfurantes e pontiagudos. Esse tipo de medo é muito comum em crianças e homens que se dizem “machões”. A pior coisa do mundo para as pessoas que tem esse tipo de fobia é ouvir do médico que “a única solução para tratar essa dor de garganta é uma injeção!”
Fobia Social
É um pavor causado quando a pessoa sente que está sendo observada ou sentindo-se pressionada por outras pessoas. Ansiedade e desconforto diante de outros indivíduos caracterizam esse tipo de medo que pode causar até crises de pânico durante o período de uma apresentação de um trabalho escolar, por exemplo.
Misofobia
É o medo de sujeira, germes e contaminações. É o tipo de medo que o Sheldon Cooper (do seriado The Big Bang Theory) sente. Quem tem esse tipo de fobia passa o tempo todo lavando as mãos e pés, levam seus talheres quando saem para comer fora, utilizam álcool gel a toda hora. Esse medo também pode estar associado ao TOC.
Neofobia
É o medo de tudo que é novo, seja uma mudança de governo ou uma comida diferente. Quem sente esse tipo de medo geralmente se acha incapaz de lidar com tudo que lhe é novidade e pode manifestar raiva quando lhe é proposto algo inédito.
Nenhum comentário:
Postar um comentário