domingo, 9 de junho de 2019

CRÔNICA DO OSVALDO: "SERÁ QUE OS CULPADOS DA CRISE SOMOS NÓS?"


                                        " Será que somos culpados por querer
                                            esta bandeira verde e amarela almejando 
                                                  um Brasil melhor para todos?"


    Cada um com sua verdade. Quem está certo? Discursos radicais em defesa de atos que culminaram em corrupção e levaram muitos a prisão. Pior que muitos ainda os querem de volta no comando do Brasil. Será que sabem o que dizem ou pensam que nós somos culpados? Querem achar que o novo presidente é culpado de tudo de errado acontecido recentemente e em décadas passadas.
Vivemos uma democracia, não tão democrata, mas que permite divergências ideológicas e o livre falar e se expressar.
Lembro-me jovem e na década de 64 cheguei a Londrina com sonhos de trabalhar em rádio. Tudo era proibido de falar, as músicas críticas ao regime eram proibidas de ser tocadas. O sonho de todos era a democracia e o fim da censura. Quanto sonho havia em líderes que mostravam-se heróis aos olhos do povo.
Nas duas décadas do golpe militar, não notava gente falando contra... era um jovem alienado, não me importava muito em ler jornal ou ver televisão e nunca fui parado e abordado por policial. Verdade é que poucos tinham as benesses do poder.
Éramos estudantes e a escola de péssima qualidade. Lanche nas escolas? Não existia! Quantos estudavam e precisavam trabalhar abandonavam os bancos escolares nas primeiras séries do ensino fundamental. Tinham que ajudar nas despesas domésticas.
Meu Deus quanta pobreza... a alimentação na maioria das famílias era arroz, feijão e verdura. Macarronada (às vezes) aos domingos, quando em alegria se bebia a Tubaína.  No Natal o papai-noel só aparecia na casa dos ricos, a gente esperava a vinda de presente... e nada de presente! Ficava martelando a cabeça das crianças aquela música:” Eu pensei que todo mundo fosse filho de papai-noel e não uma brincadeira de papel " 
        
Ocasião em que os militares deixou o poder, 33% da população do Brasil vivia na mais absoluta miséria. 
O que entristece a quem vive a realidade brasileira é que os nossos heróis do passado, os políticos que a classe operária apoiava e punha muita esperança... chegaram ao poder, estão dando as cartas no comando...só eles ganhando e infelizmente a corrupção virou um câncer violento e está acabando com as esperanças de melhora. A corrupção está na cara de todo mundo, sabe-se quem a provocou... quase todos os partidos políticos têm respingos de corrupção. 
O que fazer? 
Ficar quieto, se conformar e continuar abraçando os falsos amigos dos pobres? Passando a mão na cabeça deles e apesar do que fizeram ... nada fizeram de errado?
Ou descruzar os braços em busca de saída não os querendo de volta de jeito nenhum? Fomos nós que os colocamos no poder. Eu acreditava e idolatrava Lula...e o que deu, é um dos caras mais ricos dos país e continua na cadeia por não provar inocência perante as leis dos homens.
Que a justiça se faça.
   Sem aquela conversa de que "não sei nada, não vi nada, foi tudo feito dentro da lei.
 É coisa dos poderosos : Ninguém tem culpa de nada e culpa o atual de tudo de mal que se mostra no Brasil! 
Será que os culpados somos nós que votamos no novo presidente???
                                                                   

Nenhum comentário:

Postar um comentário