No Dia Mundial da Luta contra o Tabaco, participação da população é fundamental: uma a cada cinco multas aplicadas foram fruto de denúncia
Estudo do Incor aponta redução de internações após a medida
Ontem dia (31) foi o Dia Mundial da Luta contra o Tabaco, a Lei Antifumo , com dados positivos.
Para se ter uma ideia, o índice de cumprimento da legislação é de 99,7% dos estabelecimentos vistoriados desde agosto de 2009, quando a restrição de fumar em ambientes fechados de uso coletivo passou a vigorar.
Segundo o balanço da pasta, uma a cada cinco multas aplicadas foram fruto de denúncia da população, o que mostra a importância da participação dos cidadãos no combate ao tabagismo.
"A lei tem um importante caráter de prevenção e promoção da saúde, garantindo ambientes livres de tabaco e combatendo, principalmente, o tabagismo passivo, que é a terceira causa de morte evitável no mundo.
Entenda mais sobre a legislação
A Lei Antifumo proíbe o consumo de cigarros, cigarilhas, charutos, cachimbos ou de qualquer outro produto fumígeno, derivado ou não do tabaco em locais total ou parcialmente fechados.
Dizer que o cigarro pode provocar muitos males não é exagero, aqui vão algumas destas doenças:hipertensão arterial, infarto do miocárdio, aterosclerose, bronquite crônica, angina pectoris, tromboangeíte obliterada, enfisema pulmonar, cânceres de pulmão, boca, laringe, esôfago,estômago, pâncreas, bexiga, rim, faringe, colo de útero, mama, reto, intestino e próstata. Diabetes,otite, amigdalite, osteoporose, acidente vascular cerebral, aneurisma da aorta, estomatite, aborto,linfoma, catarata, periodontite, tuberculose, deslocamento precoce da placenta e sinusite, entre algumas outras.
Nenhum comentário:
Postar um comentário