quarta-feira, 5 de junho de 2019

POR QUE A PONTE HERCÍLIO LUZ , FLORIANÓPOLIS, GASTOU R$ 650 MILHÕES E NÃO FOI RECUPERADA?


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Um dos carrascos de uma obra tão longeva é a inflação. Apesar do período mais crítico desse aspecto ter sido vivenciado até 1993 no Brasil, desde o Plano Real (implantado em 1994) até dezembro do ano passado o IPCA registrado no país foi de 392%, segundo o IBGE. A correção permite observar que o gasto médio por década com a ponte tem ficado em torno de R$ 153 milhões. Entre 2002 e 2008, houve a maior aplicação de recursos: R$ 231,8 milhões. Como há previsão de aditivos e está empenhada mais verba, que soma R$ 132 milhões, esta década vai superar a anterior.
Os dados ficam mais alarmantes quando analisado o orçamento destinado à área de transportes em SC. O valor empenhado a todas as obras viárias para 2018 é de R$ 516 milhões, segundo o Portal da Transparência, o que equivale a 83% do total que deve foi gasto com a ponte. Integrante da Associação Catarinense de Engenheiros (ACE) e especialista em pontes, Roberto de Oliveira credita os valores à má gestão. Ao analisar os números, constatou um cenário desenhado dentro do padrão conhecido na engenharia como Regra de Sitter. Nesse modelo, é possível notar o aumento dos valores investidos em uma obra com o passar dos anos por conta da falta de manutenção.O especialista não enxerga problema no alto custo aplicado por conta do valor simbólico da ponte para SC, mas reconhece que o valor seria menor caso a conclusão ocorresse antes.
A Ponte Hercílio Luz em Florianópolis,  Santa Catarina. A ponte foi construída com o objetivo de ligar a parte insular da capital do estado, na ilha de Santa Catarina, à sua parte continental, visando substituir o antigo serviço de ligação por balsas. A ponte foi tombada como patrimônio histórico, artístico e arquitetônico do município de Florianópolis em 4 de agosto de 1992 através do decreto de número 637/92. Na data em que comemoraram-se os 71 anos de sua construção, 13 de maio de 1997, o tombamento da ponte Hercílio Luz foi homologado pelo governo estadual através do decreto de número 1830.[1]É a maior ponte pênsil do Brasil e possui o 132º maior vão pênsil do mundo. Teve sua construção iniciada em 14 de novembrode 1922 e foi inaugurada em 13 de maio de 1926. A ponte tem 821,005 m de comprimento total, sendo formada pelos viadutos de acesso do continente, com 222,504 m, da ilha, com 259,08 m, e pelo vão central pênsil, que tem 339,471 m de extensão.[1]
A estrutura de aço tem o peso aproximado de cinco mil toneladas, e os alicerces e pilares consumiram 14 250  de concreto. As duas torres principais têm 74,21 m de altura. O vão pênsil tem uma altura média de 30,86 m em relação ao nível do mar e a carga total nas cadeias de barras de olhal é de 4 000 toneladas-força.[1][2] O mirante situado à cabeceira insular proporciona uma das mais belas vistas O deputado Bruno Souza (sem partido) pedirá nesta quarta-feira (4) a prorrogação por 90 dias da CPI da ponte Hercílio Luz na Alesc. Ele, que é relator, entende que o prazo é necessário para avançar na apuração que vem sendo feita por ordem cronológica. Além disso, segundo ele, a documentação é grande e precisará de tempo maior para análise da comissão.
Uma das situações que vem sendo apurada pela CPI é o inusitado fato de que pelo menos quatro aditivos referentes a contratos feitos antes dos anos 2000 foram assinados por uma pessoa desconhecidas. Sim, há uma assinatura com descrição dos supostos responsáveis, mas todos os que seriam donos da autorização negam que tenham dado aval para os documentos.panorâmicas do centro da cidade. Na área também estão situados o museu da Ponte e o Parque da Luz.

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