Nós gostamos de receber visitas em nossa casa. Ela não é grande mas se faltar camas põe-se colchões no chão e tudo se resolve. Porém não concordamos com uns provérbios inseridos num calendário que afirmam:
" OS VISITANTES DÃO SEMPRE PRAZER. SE NÃO QUANDO CHEGAM, PELO MENOS QUANDO PARTEM".
Este provérbio tem versões em todas as culturas.
"TODOS GOSTAM DE VISITAS DE AMIGOS"
Mas visitas prolongadas facilmente transformam planos e trabalhos. Uma coisa é fazer uma visita, outra coisa é acampar na casa visitada.
Não se pode esquecer que encontrar-se é instinto humano e virtude cristã. Mas encontro não é sinônimo de permanência. É bom lembrar que há pessoas que gostam de receber visitas em casa. Mas há pessoas que preferem recebê-las em pé no portão. Há pessoas que raramente abrem seu coração. Há pessoas que não abrem a porta de sua casa.
Conselhos para quando você for visitar alguém:
Primeiramente avisar que vai visitá-lo em tal dia, não ir sem avisar.- 1. Chegar na horaA não ser que você passe por algum perrengue na viagem, o ideal é chegar o mais próximo do horário combinado possível. Atrasar mais de 30 minutos pode atrapalhar toda a programação do dono da casa e ainda o deixará bem furioso.2. Levar algum agradoClaro que ninguém precisa providenciar um presente luxuoso ou caríssimo, mas é de bom tom levar algo como um pequeno gesto de agradecimento. Podem ser biscoitos caseiros ou até um vinho. Com certeza você arrancará do seu anfitrião um sorriso de orelha a orelha.3. Cuidado ao “sentir-se em casa” demaisQuando as pessoas dizem “sinta-se em casa”, na verdade eles estão sendo educadas. Nem pense em deixar suas malas, roupas e sapatos espalhadas por todo o canto.4. Ofereça-se para ajudar nas tarefas da casaColocar as compras no armário, lavar a louça, varrer a casa, não importa qual seja a tarefa do dia, sempre esteja pronto para ajudar. Provavelmente, o dono da casa dirá que não é necessário, mas você se colocar à disposição é fundamental. Se você estiver em um quarto de hóspedes, arrume-o assim que acordar.5. Ajude a comprar comidaSeu anfitrião já abriu as portas de casa para você. Então, nada de ser pão duro nessa hora. Vá ao mercado, compre coisas para o café da manhã, pague um jantar, um vinho, uma sobremesa.6. Levantar e ir dormir na mesma hora que o seu anfitriãoMesmo que os horários saiam um pouco da sua rotina normal, fazer isso ajudará os donos da casa a terem uma boa noite de descanso. Se for sair e voltar tarde, avise-os para que não fiquem preocupados.7. Não se esqueça de agradecerNunca, jamais, em hipótese alguma deixe de agradecer. É simples, rápido e indolor, mas na emoção das despedidas você pode deixar passar esse momento imprescindível. É elegante agradecer ou deixar um presente ao final da estadia, deixando à disposição também a sua casa para uma ocasião futura.CONFESSO DE CORAÇÃO: Nossa casa está sempre disponível para quem queira nos visitar, minutos, horas, dias ... enfim a satisfação em receber amigos é grande. Sintam-se convidados a vir ao nosso lar... as portas estão abertas, sintam-se à vontade!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário