Por Gabriel Carvalho
Honda CB 1000R impressiona pela facilidade na pilotagem
Caio Mattos
Um dos lançamentos mais aguardados desde o anúncio de uma série de novidades para 2019 no fim do ano passado, a Honda CB 1000R chega ao mercado neste mês por R$ 58.690. O primeiro lote, com 140 unidades, já foi vendido e há fila de espera para uma nova fornada do modelo, pois mais de 260 motos foram reservadas durante a pré-venda.
A fabricante ainda vai entender como o consumidor vai reagir à novidade, mas pelos números até o momento a produção provavelmente terá de ser acelerada - a marca diz que, com a estrutura atual em Manaus, pode produzir até 2.000 unidades da Honda CB 1000R em um ano.
Nesta semana, a marca promove a apresentação do modelo para a imprensa especializada e o MOTO.com.br teve o primeiro contato com a nova naked, que traz para o Brasil o conceito Neo Sports Café.
Foto: Caio Mattos
PRIMEIRO CONTATO COM A HONDA CB 1000R
Ao ver a Honda CB 1000R, o primeiro elemento que chama a atenção é o design. O Neo Sports Café pretende unir o estilo clássico das motos Café Racer com linhas modernas. Aos olhos, o resultado é bastante agradável e o conjunto é equilibrado e imponente. Alguns toques de modernidade ficam bem visíveis, como a iluminação toda em LED - o farol dianteiro é um caso à parte, com um desenho que se destaca imediatamente.
Outros não são visíveis a olho nu, como o escapamento de duas câmaras, que permite ao propulsor de quatro cilindros em linha e 998,4 cm³ de cilindrada ter dois picos de torque. O valor máximo de 10,19 kgf.m é atingido a 8.000 giros, quando as duas câmaras estão cheias. Quando só a primeira está cheia de gases, o espaço preenchido permite que o motor entregue força em baixas rotações, dando ao piloto agilidade nas saídas.
No primeiro dia de contato com a CB 1000R, saímos de São Paulo rumo a Porto Feliz, distante cerca de 120 quilômetros da capital paulista. Entretanto, não fizemos a rota mais rápida e desviamos pela Estrada dos Romeiros, estrada famosa por ser sinuosa - o que faz a alegria dos motociclistas.
Se o clima não colaborou com o nosso passeio, já que choveu torrencialmente praticamente o tempo todo, o lado positivo é que foi possível avaliar o modo "Rain" - um dos quatro modos de pilotagem disponíveis para a nova naked da Honda. Nele, o nível de potência é o mais baixo possível, enquanto o controle de tração e o freio-motor estão no máximo.
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