domingo, 20 de outubro de 2019

SEU SABER É PRA VALER: INVENÇÕES FEITAS POR BRASILEIROS!


Você duvida que o brasileiro tenha sido responsável por alguma grande invenção? Ao contrário do que muitos imaginam, nós já criamos muito por aqui. Veja:


Por: Editor CM ao Blog Comunicandopararefletir .
Pixabay

                  As polêmicas relacionadas à invenção do avião não são poucas. Prova disso é que até na abertura dos Jogos Olímpicos, no ano passado, as pessoas entraram no debate Irmãos Wright versus Santos Dumont. Quem inventou o Avião...Qual dos dois idealizaram a máquina que nos permite voar? Mas, polêmicas à parte, a verdade é que o brasileiro fez algumas outras coisinhas além do avião, ou o Brasil foi palco de algumas criações bem úteis. Ou seja, por mais que muitos duvidem, somos criativos também para o bem.


@artesdepressao

Veja algumas das invenções feitas por brasileiros ou feitas no Brasil:

1. O rádio

Roberto Landell de Moura foi um padre católico e inventor brasileiro. Foi pioneiro na transmissão da voz humana sem fio (rádio emissão e telefonia por rádio) antes mesmo que outros inventores, como o canadense Reginald Fessenden (dezembro de 1900). Marconi se notabilizou por transmitir sinais de telegrafia por rádio; e só transmitiu a voz humana em 1914.


2. Urna eletrônica

A invenção da urna eletrônica ocorreu em 1989, na cidade de Brusque, Santa Catarina, por Carlos Prudêncio. Mas, na ativa só entrou em 1996, em teste em 57 municípios.


3. Radiografia

As radiografias foram inventadas por um brasileiro. O médico Manuel de Abreu pesquisou durante muitos anos uma forma de radiografar órgãos do corpo humano. Suas pesquisas deram resultado em 1936, quando criou o sistema que permitia ?fotografar?, por meio de chapas radiográficas, os pulmões. Isso propiciou que o diagnóstico de doenças como a tuberculose fosse muito mais rápido. 
A técnica foi batizada como abreugrafia.

4. Identificador de chamadas

O eletrotécnico Nélio José Nicolai, em 1980, criou um aparelho que permitia identificar de onde vinha a ligação. Ele batizou o invento de Bina (sigla para B identifica número de A), que em pouco tempo se espalhou pelo mundo.

5. Walkman

O aparelho foi inventado por um alemão naturalizado brasileiro. A família de Andreas Pavel
mudou-se para São Paulo quando ele tinha apenas seis anos e aos 27 anos, em 1972, ele criou
o aparelho de som portátil, a que batizou de stereobelt. Após anos de brigas judiciais, o inventor
e a Sony acabaram entraram em um acordo e a empresa reconheceu a autoria do invento.


6. Fotografia


               Em 1833 a fotografia pode ter sido inventada no Brasil, com um método diferente, por 
Antoine Hercule Florence, um francês que viveu aqui por muitos anos. Após vários experimentos – que incluíram até o uso de urina para fixar imagens -, Antoine desenvolveu uma chapa de vidro tratada quimicamente que capturava a imagem e depois podia passá-la para o papel. Esse feito permaneceu pouco reconhecido por décadas até que o historiador Boris Kossoy, da Universidade de São Paulo (USP), revelou a façanha no livro 1833: A descoberta isolada da fotografia no Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário