Existem milhões de motivos para que você deixe seu rosto ainda mais bonito com um sorriso. A língua do riso é universal — com ela, você será compreendido por qualquer pessoa no mundo. Não importa de onde você vem, sorrir é sempre uma boa forma de se comunicar.
"O riso é a menor distância entre duas pessoas." — Victor Borge
Sorrir é uma das formas mais naturais de expressão que você pode praticar. É a demonstração física de sentimentos, conforto, amizade e proximidade social. Um sorriso pode ajudar você a passar o dia muito melhor e com um ótimo humor. Mas qual é a explicação científica para as causas e efeitos do sorisso?
De acordo com vários psicólogos, sociólogos e pesquisadores, seu sorriso possui dois níveis: o emocional e o social. O primeiro está associado à expressão do seu estado emocional — felicidade ou êxtase, por exemplo — enquanto o outro diz respeito ao seu aspecto coletivo, ou seja, o sorriso como parte da sua vida social ou forma de interagir. O riso não é apenas um símbolo de alegria, mas também um cumprimento universal.
"Rir cura pessoas inteligentes, mas insulta as estúpidas." — Jan Werich
Qual é a diferença entre um sorriso e uma gargalhada? Apesar de estarem ligadas, existem algumas diferenças cruciais entre essas duas coisas. Os dicionários definem um sorriso como a expressão facial para um sentimento de prazer, benefício ou entretenimento. Já a gargalhada é um riso maior, uma expressão de alegria ou uma resposta a algo engraçado. Além disso, a gargalhada costuma ser acompanhada por sons.
De acordo com o estudo de Alleen e Don Nilsen, sorrisos e gargalhadas podem ser diferenciados da seguinte maneira: enquanto você expressa seus sentimentos de satisfação e boa-vontade com um sorriso, sua risada pode ser algo totalmente inesperado.
Um sorriso está associado com uma experiência positiva, já a gargalhada com algo surpreendente e que nem sempre tem um impacto benéfico. De qualquer forma, ambos têm bons efeitos em seu corpo e são responsáveis por uma parte importante do seu cotidiano.
PORQUE VOCÊ RI?
As causas dos seus sorrisos e gargalhadas são diferentes. Elas podem ser reflexos ou respostas para situações, mensagens ou pensamentos prazerosos.
Muitos cientistas fizeram estudos sobre as razões do riso. A maior parte chegou à conclusão de que a gargalhada é um produto da evolução, uma linguagem não-verbal universal e que pode ser usada para expressar seu estado de espírito de uma maneira que todos entendam.Uma das coisas mais marcantes sobre o riso é que ele é involuntário. Apesar de você conseguir parar de rir de forma intencional (embora isso nem sempre seja fácil), você não consegue produzir ou estimular uma gargalhada por intenção.
E você sabia que o ser humano é capaz de rir desde antes de seu nascimento? É isso mesmo. Segundo o pediatra Mark Gettleman, um bebê pode sorrir mesmo antes de sair do ventre de sua mãe. Esse tipo de sorriso não é uma reação, mas um reflexo automático e aleatório. A forma tradicional do riso, isto é, como reação a um estímulo externo ou expressão de satisfação, só começa a acontecer 6 semanas após o nascimento. Entre o terceiro e o quarto meses de vida, o bebê irá gargalhar pela primeira vez, desde que veja ou ouça algo engraçado.
"Vista um sorriso e tenha amigos; vista uma careta e tenha rugas." - George Eliot
Vários estudos já foram realizados para investigar os efeitos positivos do sorriso e da gargalhada. Em resumo, rir regula sua pressão sanguínea, reduz o risco de câncer, prolonga sua vida, ajuda a queimar calorias e ainda permite que você leve uma vida feliz e com menos estresse e medo.
Essas pesquisas até descobriram uma relação entre a frequência do seu riso e sua satisfação com a vida. Ou seja, se você ri sempre, será muito mais feliz com o que tem. Gostou? Então vamos dar uma olhada em todos os benefícios de sorrir e gargalhar!
Nenhum comentário:
Postar um comentário