segunda-feira, 25 de novembro de 2019

"STOP"...VOCÊ CONSEGUE FICAR 21 DIAS SEM RECLAMAR?





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    Marcelo Kazequer:

    VAMOS AO DESAFIO?

Você acha que consegue ficar 21 dias se reclamar?
Eu me considerava uma pessoa muito positiva, então 
esse desafio seria moleza pra mim…

Eu estava enganado…

Na primeira semana do desafio eu tive que reiniciar a
contagem TODOS OS DIAS! Isso me fez perceber o 
quanto eu reclamava de maneira AUTOMÁTICA sem
 me dar conta disso…

É provável que você esteja nessa situação também, então
continue lendo o artigo e venha comigo no desafio dos 21
dias sem reclamar!


COMO FUNCIONA ESSE DESAFIO?

A ideia geral do desafio é bem simples: Ficar 21 dias sem
reclamar. Coisas importantes que você precisa saber:
Só é reclamação aquilo que sai da sua boca ou que você
escreve. Se apenas pensar em reclamar, mas não abrir a 
boca para soltar a reclamação, está tudo ok.
Existe uma diferença entre reclamar e relatar fatos.
Você precisa de algum objeto pra “monitorar” suas 
reclamações. Você pode usar uma pulseira no braço direito,
toda vez que perceber que está reclamando de algo, você passa
a pulseira pro braço esquerdo.
No início, por estar no piloto automático, é possível que você 
reclame de algo e nem se dê conta. Então o ideal é que você peça 
ajuda pro pessoal que convive com você, família, namorado(a),
colegas de trabalho/faculdade etc. de modo que se por acaso você 
reclamar e não perceber, algum deles te avisa e te ajuda a monitorar
 isso.
MEUS APRENDIZADOS AO TENTAR FICAR 21 DIAS SEM RECLAMAR

Que fique bem claro: Eu AINDA não completei o desafio dos 21 dias sem
reclamar. Pra falar bem a verdade, já estou há uns 3 meses nisso e o meu 
recorde atual é de 5 dias sem reclamar. Mesmo assim acredito que tive alguns
aprendizados valiosos, dessa maneira, gostaria de compartilhar minha experiência 
com você:
1° APRENDIZADO: FICAR UM DIA SEM RECLAMAR.

Talvez, esse foi o mais difícil de aprender.

A primeira semana foi como um balde de água fria. Todos os dias eu acordava
empolgado, mas quando me dava conta já tinha reclamando de algo. O que mais
me frustrava é que as reclamações eram tão SIMPLES e mesmo assim eu não 
conseguia segurar… isso me fez perceber o quão INCONSCIENTE eram as minhas
reclamações…

Acho que no 3° dia por volta das 18h eu estava voltando do serviço, feliz da vida 
que não tinha reclamado de nada o dia todo, então agora era só administrar. 
Se duvidar, eu estava até cantando sozinho de tão feliz quando de repente um 
carro se enfiou em minha frente do nada, quando me dei conta eu já tinha
 resmungado qualquer coisa…

No 4° dia eu sabia que precisava estar alerta o tempo todo, logo que acordei fui
usar o WiFi que por algum motivo não estava funcionando e quando me dei conta
 já havia dito: mas que porcaria de internet!

Não é possível! Nem comecei o dia e já reclamei…

Não me lembro ao certo quanto tempo levei pra ficar 1 dia inteiro sem reclamar 
de nada, mas isso realmente foi uma vitória pra mim.
2° APRENDIZADO: PENSO EM RECLAMAR MAS NÃO RECLAMO.

Entendi que a reclamação é como um carro sem freio, então tratei de resolver isso. 
Assim que o pensamento de reclamar sobre algo surge em minha cabeça eu dou um 
jeito de segurá-lo antes que ele escapasse pela boca…

Essa realmente é uma sensação muito boa! Na primeira semana do desafio parecia 
impossível segurar as reclamações, mas agora estou pegando o jeito do jogo…
3° APRENDIZADO: SEI DO QUE RECLAMO.

Comecei a anotar todas as minhas reclamações. Com quem estava, sobre o que
 era o assunto, se partiu de mim a reclamação ou se me deixei levar pela 
reclamação alheia.

Isso é bom porque começei a criar CONSCIÊNCIA do que reclamo. Isso evita
 reclamações futuras sobre o mesmo tema e serve como um mapa onde eu posso
 “resolver problemas” ao invés de ficar apenas reclamando sobre eles.
4° APRENDIZADO: FOCO NA SOLUÇÃO. NÃO NA RECLAMAÇÃO.

Se a minha internet está uma porcaria, eu devo entrar em contato com a empresa
que me presta o serviço ao invés de ficar reclamando pra todo mundo que a minha
 internet está uma porcaria…

Pode parecer óbvio isso né? Mas quando estamos inconscientes não somos capazes
de perceber isso…

Não fique aporrinhando os outros se eles não podem resolver seus problemas, 
vá atrás de quem pode resolver, não de quem pode ficar te escutando.
5° APRENDIZADO: SE NÃO POSSO RESOLVER, NÃO RECLAMO.

Faz sentido reclamar do clima se eu não posso resolver isso? Não! Até posso 
reclamar se eu quiser, mas sei que isso é inútil…
6° APRENDIZADO: COMO LIDAR COM AS RECLAMAÇÕES AO REDOR

As pessoas ao seu lado vão reclamar, pode apostar. Nesse caso, você tem duas
opções para não entrar nessa onda:
Ficar quieto; Mudar de assunto.
Particularmente eu prefiro mudar de assunto. Penso que a longo prazo as pessoas
vão se ligar que você não dá corda pra reclamação delas…
7° APRENDIZADO: MENOS RECLAMAÇÃO DÁ ESPAÇO PRA MAIS GRATIDÃO!

Na mesma época que entrei nesse desafio para me livrar desse hábito negativo, pensei
 que seria legal adotar um hábito positivo para meus dias: gratidão. Acho que isso 
está bem alinhado com o que Will Bowen sugere em seu livro “Pare de reclamar e
 concentre-se nas coisas boas”.

Combinar esses dois hábitos me ajudou a ser uma pessoa mais positiva, 
experimente isso você também!
LEGAL ESSE DESAFIO, MAS NÃO PRECISO DISSO, SOU UMA PESSOA 
MUITO POSITIVA…

Não se engane com esse tipo de pensamento!

Eu mesmo me enganei com isso no passado… A dica que te dou nesse caso é 
não ver isso como um desafio, mas sim como um teste apenas para comprovar o
 quão positivo você é! Sendo assim, você não estará se colocando em teste, você
 estará apenas comprovando algo que você já sabe ou pensa que sabe =)
DICA PARA COMEÇAR O DESAFIO…

Comece agora mesmo! As instruções básicas estão no início do artigo. Arranje qualquer
 objeto aí e vamos nessa! Na falta de uma pulseira eu improvisei com um elástico…

Qualquer dúvida é só perguntar…

E aí? Topa o desafio dos 21 dias sem reclamar? Te vejo nos comentários…

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