A descoberta de uma pintura do século 13 pendurada em cima do fogão de uma senhora de 90 anos no norte da França surpreendeu o mundo da arte em setembro de 2019. A obra é do pintor italiano Cenni di Petro Cimabué, um importante artista pré-renascentista e se chama O Escárnio de Cristo. A pintura foi vendida em um leilão em outubro por 24 milhões de euros, ou 108 milhões de reais, para um comprador nos EUA. No entanto o quadro ainda não foi enviado, porque o governo francês barrou sua exportação por 30 meses na tentativa de arrecadar fundos para incluir o quadro no acervo do Louvre. O quadro foi declarado um tesouro nacional.
Como O Escárnio de Cristo foi encontrado
A pequena obra, de apenas 20,3 por 28,5 centímetros, foi encontrada por uma leiloeira durante uma visita à casa de uma idosa perto da cidade de Compiègne, que fica a 90 km ao norte de Paris.
A leiloeira Philomène Wolf encontrou o trabalho pendurado acima das bocas de um fogão na cozinha. Os donos teriam achado que o quadro fosse uma reprodução russa cujas cores foram se apagando com os anos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário