Estejam alertas estão aplicando o golpe do aluguel nesta temporada de verão no Paraná e outros estados.
Para não ser enganado, inquilino deve exigir documentos que comprovem propriedade do imóvel, como comprovantes de pagamento de luz e água ou carnê do IPTU.
A Polícia Civil está alertando quem pretende alugar uma casa ou apartamento para as férias de verão sobre os chamados golpes dos alugueis. Os bandidos vêm se passando por donos de imóveis e dando prejuízo a muita gente que busca, por exemplo, descansar no Litoral do estado no período de festas. Segundo a Polícia Civil são basicamente dois golpes. No primeiro, as imobiliárias são enganadas por golpistas que usam documentos falsos e pagam o valor apenas da entrada e depois desaparecem, às vezes até furtando móveis e objetos do imóvel alugado.
Mas, o golpe mais comum é o da locação pela internet. Nesses casos, os bandidos criam perfis falsos de imóveis. As vítimas acabam localizando o anúncio em sites populares e fazem o contato diretamente com os golpistas. O delegado Guilherme Dias destaca que é preciso ter muito cuidado com anúncios de custo-benefício chamativo. Ele explica que o golpe costuma ser bem arquitetado, com muita informação sobre o imóvel, o que acaba gerando confiança nas vítimas.
As vítimas, em geral, só se dão conta de que caíram num golpe quando tentam contato com o suposto dono perto da data combinada ou na hora de entrar no imóvel. É ai que o criminoso para de responder os contatos. E o prejuízo, segundo o delegado, vai muito além da questão financeira.
De acordo com a Polícia Civil, para evitar o golpe, o interessado deve exigir documentos que comprovem a propriedade da casa, como matrícula do imóvel, recibo de pagamento de luz e água ou ainda o carnê do IPTU. O delegado recomenda ainda que todas as denúncias sejam registradas na Polícia Civil já que, geralmente, os golpes são realizados em série.
Por Marcos Garrido
Nenhum comentário:
Postar um comentário