sexta-feira, 3 de janeiro de 2020

O QUE É MARKETING PESSOAL?

Entenda o que é marketing pessoal e qual a sua importância
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   Você se considera um excelente profissional e entrega ótimos resultados, mas nunca é lembrado para uma promoção. Seus amigos mais próximos vivem dizendo que você é o funcionário dos sonhos de qualquer empresa, mas você sempre fica de fora dos projetos importantes da companhia. Você se identificou com as situações que descrevemos? Acreditamos que você é, sim, um excelente profissional. Mas já pensou que você pode não estar “vendendo” sua imagem da melhor maneira possível para seus superiores e colegas de trabalho?

O erro, muitas vezes, está no marketing pessoal. Não basta ser bom na função: é preciso criar uma marca em torno do seu nome e do seu trabalho que gere confiança e mostre comprometimento. Mas, afinal, o que é marketing pessoal? Se você está se fazendo essa pergunta e quer protagonizar uma reviravolta na sua carreira, nosso artigo foi feito para você. Vamos começar!
Marketing pessoal: o que é?

Você já comprou algum produto, se surpreendeu com a qualidade e ficou se perguntando por que nunca tinha prestado atenção nele antes? Provavelmente, a propaganda em torno desse item nunca despertou em você uma curiosidade mínima para que o experimentasse. No mundo corporativo, o mesmo se aplica. Assim como há produtos bons que não se apresentam de maneira adequada e de forma atrativa, existem profissionais excelentes que não se destacam porque não fazem uma gestão eficiente e completa da própria imagem.

O marketing pessoal é justamente isso: um conjunto de estratégias que pode agregar mais valor à sua imagem individual, rendendo bons frutos no âmbito profissional. São ações bem planejadas e contínuas que fazem você ser notado e seu trabalho reconhecido e valorizado pelas empresas e seus líderes.
Qual a importância do marketing pessoal?

O mercado de trabalho apresenta um cenário extremamente competitivo, em que um aspecto mínimo pode ser aquilo que separa você do cargo que tanto deseja ou do emprego dos seus sonhos. Ou seja: cada detalhe conta. Por esse motivo, não é permitido ao profissional que quer ter sucesso na carreira se descuidar de qualquer ponto. Sua marca pessoal é aquilo que o difere dos outros profissionais, que faz você ser escolhido em vez dos demais candidatos disponíveis no mercado ou outros talentos à espera de uma promoção.

Em outras palavras, marketing pessoal é um diferencial imenso. É claro que muita propaganda sem qualidade no “produto” não se sustenta e você deve se preocupar com aspectos cruciais, como formação adequada, por exemplo. Mas tudo em você deve comunicar às outras pessoas, com ética e transparência, que você é a melhor opção a todo momento. Por isso, o marketing pessoal é tão importante: ele faz com que quem toma decisões perceba o seu potencial assim como quem conhece você bem de perto. Ou seja, ele faz com que você seja visto — e bem-visto.
Dicas para acertar no marketing pessoal

Você já sabe o que é marketing pessoal e como ele é importante para que você se destaque no mercado. Agora, que tal algumas dicas práticas para se apresentar de maneira estratégica e que agregue mais valor à sua imagem?
Defina quais são seus objetivos
O primeiro passo é definir com clareza seus objetivos de imagem pessoal para montar suas estratégias de marketing. Para isso, você deve:
fazer um diagnóstico de como você acredita ser visto atualmente por outras pessoas; listar
quais são os seus pontos fortes e a trabalhar; pensar quais valores e características você quer que estejam associados à você (competência, flexibilidade, firmeza, etc);escolher qual palavra ou conceito-chave define você.

Assim, você vai conseguir entender como é visto e percebido e projetar como quer ser visto e percebido. A partir de então, terá condições para fazer com que os dois polos se aproximem. Por exemplo: se você passa a imagem de “bonzinho” demais e quer criar uma marca mais firme e arrojada, é preciso reconhecer, antes de tudo, esse desejo de imagem para trabalhá-lo com os recursos que você tem (que podem ser vestuário, tom de voz, perfil nas redes sociais). Mas você não pode se propor a construir uma imagem baseada em algo completamente distante de você. É preciso existir uma essência para a marca vir à tona.
Comunique-se bem

A partir do primeiro passo, fica mais fácil trilhar os demais. A capacidade de comunicação é admirada no mercado, valorizada pelas empresas e deve ser usada a seu favor. Para ser notado, você precisa conseguir dialogar bem para “vender” suas ideias e seu maior produto: você mesmo. Trabalhar sua habilidade de comunicação deve ser uma prioridade. Encontre pessoas que inspiram você e use-as como base. Estude como elas se comunicam, que recursos utilizam, de que forma abordam outras pessoas. Se a timidez for um problema, cursos rápidos de como falar em público podem auxiliar a quebrar essa barreira gradualmente. Trabalhe em equipe e conquiste o time
A habilidade de trabalhar bem em equipe e conquistar as pessoas ao seu redor é o gatilho para construir sua rede de relacionamentos. E, como sabemos, o networking é uma ferramenta poderosa para o sucesso profissional.

Isso não significa ser um bajulador. O exagero, aliás, é facilmente percebido e ridicularizado. Mas ser uma pessoa correta, justa e empática, que é flexível mas que sabe se impor quando precisa, é o caminho certo. Ser transparente é sua melhor arma. Seu caráter deve ser lembrado e sua competência deve falar mais alto, sempre.
Cuide do seu visual. Muitos profissionais se preocupam com aspectos técnicos fundamentais como qualificação adequada, mas se esquecem de cuidar do próprio visual. Assim, acabam passando mensagens bem diferentes das que gostariam, prejudicando o marketing pessoal.

Não estamos dizendo que você precisa comprar roupas caras ou se preocupar excessivamente com a estética. Estamos falando de cuidados básicos, como atenção ao corte e coloração do cabelo, aparência da barba e adequação da roupa para um compromisso formal, por exemplo. Um profissional com aparência desleixada passa a impressão de falta de cuidado consigo, o que pode ser visto como descomprometimento.
Invista na sua imagem virtual. O seu perfil nas redes sociais ou sua página pessoal na internet dizem muito sobre você. E você pode estar construindo, sem perceber, uma imagem bem diferente da que gostaria no mundo virtual. Seus colegas de trabalho, líderes e possíveis recrutadores estão online. Tenha cuidado para não se expor em excesso, mas também não seja invisível. É necessário encontrar o equilíbrio.

Lembre-se que postagens polêmicas podem depor contra você. Comentários preconceituosos e piadas que ofendem devem ser banidos de uma vez por todas, por não serem éticos. E então, conseguiu entender o que é marketing pessoal e como direcioná-lo a seu favor? Esperamos que faça bom uso das nossas dicas e consiga consolidar uma imagem compatível com o bom profissional que você é. Para ficar por dentro de assuntos como esse nos acompanhe no Facebook, YouTube, Twitter e LinkedIn.

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