Por que está havendo frequentes inundações de cidades importantes no Brasil, principalmente em São Paulo?
Causam inundações o desmatamento, intensificando o escoamento superficial, impermeabilização do sítio urbano, construção inadequada de diques, alteração dos cursos naturais dos rios, projetos ineficazes de captação da água pluvial (chuva). Todos esses aspectos favorecem para que ocorram inundações em períodos de precipitação pluviométrica de grande intensidade.
As inundações localizadas são provocadas por intervenções antrópicas nas drenagens, com estrangulamento dos leitos fluviais em pontes, bueiros e aterros. O assoreamento agrava essa situação, pois reduz as seções dos canais e também pode provocar inundações localizadas.
Tem que haver planejamento urbano, a não construção de cidades em áreas ribeirinhas, desenvolvimento de projetos de engenharia eficazes para a captação de águas pluviais (diques, bueiros, etc.), políticas de ocupação do solo, educação ambiental, entre outras.
Tem que haver uma conscientização geral para que não jogue lixo fora do lixo e essa tranqueirada vá para as galerias e as deixam entupidas e as inundações ocorram principalmente nas grandes metrópoles.
Nenhum comentário:
Postar um comentário