1- O líder espiritual, pacifísta e político indiano Mohandas Karamchand Gandhi nasceu na Índia em 1869 e morreu em 1948. Era chamado de Mahatma (“Grande Alma”) Gandhi.
2- Gandhi foi um grande defensor de uma filosofia chamada satyagraha, que pregava a resistência não-violenta contra o colonialismo inglês na Índia. Podemos dizer que o satyagraha era uma forma de oposição que implicava a desobediência civil e a resistência passiva.
3- Gandhi casou-se aos 14 anos de idade. Foi um casamento arranjado entre sua família e a família da noiva, Kasturba Gandhi, que na época contava 13 anos.
4- Antes de se estabelecer definitivamente na sua Índia natal, Gandhi viveu na Inglaterra e na África do Sul. Estudou Direito em Londres e exerceu a advocacia em Kwazulu-Natal.
5- Gandhi sabia quase de cor o Bhagavad-Gita (“Canção de Deus”, em português), um texto religioso hindu.
6- Mahatma Gandhi quase foi assassinado por defender os indianos do racismo na África do Sul? (É isso mesmo que você acabou de ler: os negros não foram as únicas vítimas do antigo regime segregacionista sul-africano.)
7- Antes de se abraçar de vez o pacifismo, Gandhi participou da II Guerra dos Boêres, na África do Sul? Ele organizou um corpo médico formado por indianos para cuidar dos feridos em batalha.
8- Gandhi apoiou o Reino Unido durante a Primeira Guerra Mundial. Em 1917, chegou a convencer outros indianos a se alistarem para servirem ao Império nessa que o primeiro grande conflito mundial.
9- Gandhi era adepto do vegetarianismo, chegando inclusive a escrever um livro sobre o assunto.
10- Além de aderir à não-violência e ao vegetarianismo, o Mahatma tornou-se celibatário. Mesmo casado, ele abdicou totalmente do sexo. Antes se tornar casto, Gandhi teve quatro filhos com sua esposa Kasturba.
11- Outra característica marcante do Mahatma era sua simplicidade. Gandhi vestia-se como os mais pobres e fazia questão de produzir a sua própria roupa.
12- Conta-se que o Mahatma era tão carismático que conseguia terminar rixas entre hindus e muçulmanos indianos apenas com sua presença.
13- Gandhi era contra qualquer plano que dividisse Índia e Paquistão. Se fosse por ele, ambos formariam um único país. Infelizmente, o desejo de Mahatma não se concretizou e a Índia de maioria hindu e o Paquistão de maioria islâmica selaram a separação pouco tempo depois da independência do Reino Unido.
14- Em 1888, Mohandas Karamchand Gandhi, conhecido como Mahatma ("grande alma" em sânscrito), foi para Londres estudar Direito. Voltou para a Índia em 1891, onde exerceu a advocacia. Dois anos depois, partiu para a África do Sul, país então sob o domínio inglês. Sentindo-se discriminado, deu início ao movimento pacifista que lutava pelos direitos hindus. Foi lá que desenvolveu uma forma de ação baseada nos princípios da coragem, da não-violência e da verdade, que chamou de satyagraha ("verdade-força" ou "resistência não-violenta").
15- Retornou a seu país em 1914 e começou a difundir suas ideias pelos direitos dos trabalhadores, e contrárias ao domínio britânico, sempre pregando a não-violência como forma de luta. Esse método de resistência pacífica sempre foi usado na luta de Gandhi pela independência da Índia e nas reivindicações de reformas sociais. Logo tornou-se líder do movimento nacionalista hindu.
Máximas atribuídas a Mahatma Gandhi:
“Olho por olho, e o mundo acabará cego.”
“O futuro dependerá daquilo que fazemos no presente.”
“A força não provém da capacidade física e sim da vontade indomável.”
“O amor nunca faz reclamações; dá sempre. O amor tolera; jamais se irrita e nunca exerce vingança.”
“O amor é a força mais sutil do mundo.”
“Aquele que não é capaz de se governar a si mesmo não será capaz de governar os outros.”
“A alegria está na luta, no sofrimento envolvido e não na vitória propriamente dita”.
“Cada dia a natureza produz o suficiente para nossa carência. Se cada um tomasse o que lhe fosse necessário, não havia pobreza no mundo e ninguém morreria de fome.”
“É melhor que fale por nós a nossa vida, que as nossas palavras.”
Nenhum comentário:
Postar um comentário