quinta-feira, 19 de março de 2020

QUESTIONANDO A MÚSICA "GERAÇÃO COCA-COLA" DE LEGIÃO URBANA. QUER OUVIR?




Geração coca-cola

Legião Urbana

Compositor(a) da letra: Renato Russo

Álbum da letra: Legião Urbana

Ano de lançamento: 1985

Quando nascemos fomos programados
Pra receber de vocês
Nos empurraram com os enlatados
Dos U.S.A., de nove as seis
Desde pequenos nos comemos lixo
Comercial e industrial
Mas agora chegou nossa vez
Vamos cuspir de volta o lixo em cima de vocês
Somos os filhos da revolução
Somos burgueses sem religião
Somos o futuro da nação
Geração Coca-Cola
Depois de 20 anos na escola
Não é difícil aprender
Todas as manhas do seu jogo sujo
Não é assim que tem que ser
Vamos fazer nosso dever de casa
E aí então vocês vão ver
Suas crianças derrubando reis
Fazer comédia no cinema com as suas leis
Somos os filhos da revolução
Somos burgueses sem religião
Somos o futuro da nação
Geração Coca-Cola
Geração Coca-Cola
Geração Coca-Cola
Geração Coca-Cola


No primeiro paragrafo ele fala do que o pessoal já falou aqui em cima: Que nós eramos “mandados” pelo EUA, jogavam os produtos importados em cima da gente.No segundo, ele começa falando que “desde pequenos nós comemos lixo, comercial industrial”, obviamente falando de coisas como McDonald’s e afins. Que são comidas totalmente não saudáveis… (acredito que não preciso me delongar muito sobre isso.. ate porque continua sendo uma assunto extremamente atual.). Quanto a segunda parte dessa estrofe… não concordo muito com o que disseram. Como a lu(?) falou precisamos contextualizar a música no período em que ela foi escrita. Nos anos 80 houve uma intensa valorização do que é brasileiro, valorização do nacional, tanto que foi nessa época que surgiram algumas das melhores bandas que existiram nesse país. (Nem falo nada sobre a “musica” de agora TT Não sei qual o conceito depravado de musica que as pessoas tem ao colocar “Rebolation” e “Bicicletinha” nessa categoria FATO)Voltando, acredito que o “Mas agora chegou nossa vez / Vamos cuspir de volta o lixo em cima de vocês” está se referindo a isso, a valorização da musica, da cultura nacional e a “expulsão” do americano. Pra terem uma ideia, festa de 15 anos nessa época, dos anos 80 eram apenas musicas brasileiras, tudo tudo.
Ok, terceira estrofe agora ^^
“Somos os filhos da revolução” — A geração dos anos 60/70 é que foram REALMENTE os revolucionários, os jovens revolucionários, os jovens da década de 80 ficariam como os que vieram apos a revolução, que nasceram DA revolução.
“Somos burgueses sem religião” — Foi uma epoca de liberalismo e certo ceticismo com relação a religião. Então muitos jovens realmente estavam “sem religião”, só se importavam com dinheiro, festas e bebidas (“burgeses”)
“Somos o futuro da nação” — UAHSAHS Adooro essa parte. Ele usa uma ironia, muito bem medida nesse momento. Algo tipo “nós somos o que vocês criaram! filhos da revolução, burgueses sem religião, apenas esqueceram que nos somos o futuro da nação. Percebem o “monstro” que vocês criaram?” Acho bem interessante essa parte, porque ele critica abertamente, mas de uma maneira camuflada (como só o Renato faz)
“Geração Coca-Cola” — Foi a maneira que ele usou pra descrever essa geração (obvio z/ UHAUHSUAS). Uma geração que “viveu” a base de coca-cola, foi o boom dessa marca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário