CNN Brasil estreia dia 15 e já ameaça concorrentes
02/03/2020 16h01
Por: Opinião Crítica
Fonte: Notícias da TV / Comentário: Will R. Filho
Reprodução: montagem
Mais de um ano depois de ter sido anunciada, a CNN Brasil finalmente ganhou data de estreia na TV paga e nas plataformas digitais: será em 15 de março, um domingo. "Acabou a expectativa", diz o comunicado publicado nas redes sociais na manhã desta segunda (2).
Continua depois da publicidade
Uma festa de lançamento do canal de notícias para os mercados publicitário e de comunicação acontecerá uma semana antes, no próximo dia 9, como antecipou o Notícias da TV.
Na postagem do Instagram, a CNN Brasil informou que novos detalhes serão divulgados ao longo desta semana, como o número do canal nas operadoras de TV por assinatura, além de como ocorrerá a presença multiplataforma da rede.
Continua depois da publicidade
Na festa de lançamento do canal, o mais rumoroso investimento em mídia dos últimos anos será apresentado para autoridades, anunciantes, jornalistas e publicitários em um evento para mil pessoas na Oca do Ibirapuera, em São Paulo.
Convites foram enviados para as principais autoridades do país: os presidentes da República (Jair Bolsonaro), da Câmara (Rodrigo Maia), do Senado (Davi Alcolumbre) e do Supremo (Dias Toffoli).
Continua depois da publicidade
Os governadores de São Paulo, Rio de Janeiro e Distrito Federal, onde ficam as sedes do canal, também serão convidados de honra. Licenciamento da marca americana, ou seja, com gestão e linha editorais independentes da Turner International, a CNN Brasil foi anunciada há exatamente um ano, em 14 de janeiro de 2019.
O empreendimento do construtor Rubens Menin, dono da MRV, e de Douglas Tavolaro, ex-vice-presidente de Jornalismo da Record, surpreendeu o mercado, que passou a especular sobre a orientação do canal. Inicialmente, a previsão era de estrear em outubro, mas atrasos na importação de equipamentos postergaram a novidade, o que gerou frustração entre profissionais.
As contratações vêm ocorrendo desde junho. As primeiras foram as dos ex-globais William Waack e Evaristo Costa. O ex-titular do Jornal da Globo terá um programa noturno, enquanto o ex-Jornal Hoje comandará semanalmente, diretamente de Londres, uma mistura de entretenimento com jornalismo.
Em agosto, a CNN Brasil deu demonstração de força ao tirar Monalisa Perrone do Hora 1, da Globo, para ancorar um telejornal no horário nobre. Em setembro, repetiu a dose atacando a Record, com a contratação de Reinaldo Gottino.
O ex-titular do Balanço Geral mostrará uma outra faceta profissional, discutindo economia e política com convidados em uma atração diária vespertina. A CNN Brasil já está funcionando em um prédio na avenida Paulista, ponto de manifestações populares em São Paulo. A Redação já está instalada, com centenas de profissionais trabalhando.
Comentário:
A inauguração da CNN Brasil exatamente no dia 15 de março, dia marcado para a realização de manifestações pró-Bolsonaro, pode ser um indício da linha editorial da nova empresa de jornalismo no país, visto que aponta o desejo de cobrir um evento que tem por objetivo mostrar apoio ao governo. Até então, nenhuma mídia nacional havia dado tal indicativo.
Ocorre que diante da mídia escancaradamente enviesada do Brasil, a CNN pode surpreender com um quadro de jornalistas locais que conhecem a realidade do país e estejam dispostos a fazer um trabalho diferenciado, como o próprio William Waack, que já se mostrou um crítico ferrenho da esquerda. Nos resta aguardar. Com informações: Notícias da TV.
Nenhum comentário:
Postar um comentário