Idosos deprimidos é uma realidade, independente do percentual da população acometida por esta doença. No entanto, o que poucas pessoas sabem, é que os sintomas da depressão no idoso podem ser diferentes dos comumente observados em outras faixas etárias, o que dificulta um diagnóstico preciso.
Os idosos tendem a relatar mais sintomas físicos, como dores, alterações do sono e apetite, do que sintomas psíquicos, como tristeza, mau humor, etc. Por este motivo é comum passarem por vários clínicos, realizarem inúmeros exames, antes de ser diagnosticado como depressão. Alguns sintomas, inclusive, como a diminuição da capacidade de concentração ou indecisão, perda de energia diária, muitas vezes é vista pelos familiares como natural da idade. Um equívoco que dificulta o diagnóstico e tratamento adequado onde a maior parte dos portadores responde de forma satisfatória ao tratamento que incluem a farmacologia e a psicoterapia.
Vivemos momentos preocupantes com a pandemia de coronavírus. Pesquisas mostram o crescimento de depressão, principalmente em idosos. Eu, você e qualquer ser vivente na terra pode sofrer de depressão. Quando alguém que você conhece e ama está clinicamente deprimido, você quer estar lá para ajudar aquela pessoa. Ainda assim, tenha em mente que o seu amigo ou um ente querido tem um problema médico, por isso dar apoio pode significar mais do que apenas oferecer seu ombro amigo para ele chorar. É necessário também um acompanhamento de um profissional especializado na área de saúde mental. Há muitas coisas que a pessoa pode fazer para se sentir melhor, mas o tratamento médico é o que eles realmente precisam para se recuperarem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário