- SERÁ VERDADE QUE ESTAS COISAS NÃO PODEM SER DISCUTIDAS?
Dizem que “ que política, futebol e religião não se discutem.”
Seria verdade ou há controvérsia?
É bom enfatizar que religião significa religare, palavra latina que quer dizer "religar", o que levaria, seguindo o raciocínio, à ideia de "religar o homem a Deus".
Concorda?
" Lutero afirmava, que não adianta reflexão e meditação se logo o homem vai pecar de novo. Deus, portanto, devia ser compreendido através do que tem de espetacular: a glória e os milagres. E vai além: “Ele apresenta a Teologia da Cruz, reforçando que Deus se fez homem para ser compreendido. E quem o homem contempla na cruz? A si mesmo."
Seria correta esta afirmativa?
Na época de Lutero, suas ideias eram difundidas por diversos meios. Um deles, muito comum em Veneza, era embrulhar peixe e castanhas com seus escritos. No Brasil do século XX, foram usadas principalmente duas formas de comunicação que garantiram o crescimento do protestantismo. A primeira foi a TV, com a possibilidade de um alcance amplo, e a segunda foi o boca a boca, que traz credibilidade para o discurso, segundo explicou Eduardo Refkalefsky, professor de Comunicação da UFRJ.
“Existe uma estratégia midiática, especialmente para a TV. A internet não tem o mesmo poder porque tem interatividade, é mais anárquica, não é centralizada e industrial como o rádio e a TV, que são unidirecionais. Eu falo, você me escuta”, discorreu Refkalefsky. Já a evangelização boca a boca, segundo ele, faz o discurso ser mais fácil de acreditar. “‘A pessoa que está do lado é igual a mim. Então eu também posso viver assim’. As pessoas usam o próprio exemplo para evangelizar. E nossa cultura facilita essa estratégia”, explicou.
O pesquisador citou ainda a grande miscigenação no Brasil como o fator primordial para a construção de uma religiosidade igualmente misturada no país. “Aqui é o único lugar onde teve miscigenação em larga escala de três etnias. Isso tem ligação com uma religiosidade profundamente sincrética”, destacou o professor. Refkalefsky disse que não foi um processo somente de misturar elementos, mas de juntar teorias opostas.
Em Portugal, você tem um catolicismo menos reformado pelo Concílio de Trento. É mais medieval, com uma visão bastante franciscana do mundo, da natureza”, lembrou o professor. Essas culturas religiosas misturaram-se também às indígenas e surgiram figuras como profetas e rezadeiras.
Depois desses questionamentos, não sobrou tempo para discutir a política e o futebol, mas não ficaram dúvidas de que religião é um ótimo tema para a discussão. - Esta narrativa pode ter outras versões e as coisas podem ser diferentes. É bastante complicado usar uma ideologia política do líder religioso e através do púlpito e passá-la para uma assembléia . Algo particular não pode ser passado como verdade e ser seguida por muitos adeptos de tal religião. No púlpito acho que somente a palavra de Deus ... é um lugar sagrado!
- Discordo também quando se fala em futebol e o meu time e melhor que todos os outros juntos... e até brigam nas disputas esportivas nos estádios por aí...Não pega muito bem! Agora religião acho bom se discutir e tirar dúvidas, consultando o livro Sagrado que tem tudo que Jesus falou e passou aos irmãos.
- O que o caro amigo acha? Seria assim ou não?
Os objetivos principais deste blog "Comunicando para Refletir" são de emitir informações, artigos publicados na mídia, sobre problemas sociais que atingem todas as camadas sociais. Isso não quer dizer que sou o dono da verdade, às vezes minhas ideias não são iguais as suas, e são respeitadas as opiniões expostas. Queremos um mundo melhor e por isso expressaremos sobre cidadania, ética na política, bons costumes familiares. Acima de tudo buscaremos a ética e moral dos bons costumes.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
-
NUMA PEQUENA CIDADE DO INTERIOR DO PARANÁ NUMA VARA CRIMINAL ESTE FATO ACONTECEU: O JUIZ VÊ DUAS JOVENS ESPERANDO SENTADAS NA SALA DE AUDI...
-
Vem aí um novo shopping para Londrina da zona sul. Empresários de Londrina trabalham para tal empreendimento. Será na Avenida Waldemar Sp...
Nenhum comentário:
Postar um comentário