Quer conhecer os principais pontos turísticos de Londrina? Pontos turísticos naturais e pontos turísticos histórico-culturais. Vale a pena ler a matéria e, é claro, visitá-los com a família e amigos!
Pontos turísticos de Londrina: naturais
Bosque Municipal Marechal Cândido Rondon

Foto: Rei Santos
O Bosque Municipal Marechal Cândido Rondon fica na região central da cidade, entre as avenidas Rio de Janeiro e São Paulo, ao lado da Catedral Metropolitana. Esse, que é um dos pontos turísticos de Londrina mais lembrados, é constituído por duas quadras com espécies remanescentes da cobertura vegetal primitiva. Foi doado pela Companhia de Terras Melhoramentos Norte do Paraná. Atualmente, possui um parquinho infantil, banheiros e bancos e faz parte dos pontos de turismo da cidade. Também tem pista de cooper e aparelhos para exercícios físicos.
Jardim Botânico de Londrina

Foto: Divulgação
O Jardim Botânico é um dos mais belos pontos turísticos de Londrina e uma das maiores unidades de pesquisa e conservação de espécies nativas e exóticas do Paraná. Espécies silvestres raras, ameaçadas de extinção e importantes para restauração e reabilitação de ecossistemas são encontradas lá. Lagos, estufas, trilhas e pistas de caminhada são alguns dos atrativos do Jardim. O Jardim Botânico fica à Avenida dos Expedicionários, 200, no Conjunto Residencial Vivendas do Arvoredo.
Lago Cabrinha

Foto: Roberto Tomé
Área verde urbanizada do fundo de vale do córrego Cabrinha. Tem lago, pista de caminhada, vegetação nativa e parte infantil. O lago fica na zona norte de Londrina, no Jácomo Violin.
Lago Igapó

Foto: Wilson Vieira
Quando se fala em pontos turísticos de Londrina é quase impossível esquecer o Lago Igapó! Conjunto de lagos que constitui a considerada mais bonita e significativa área de lazer da cidade. Pessoas se encontram lá pela manhã, tarde e noite para a prática de esportes, piqueniques e com frequência são realizados eventos culturais e esportivos em suas localidades.
O Lago Igapó I fica perto à Prefeitura Municipal. Já o Lago Igapó II Entre a Avenida Higienópolis e a continuação da Maringá. E o Lago Igapó III fica final da Avenida Maringá até a rua Prefeito Faria Lima.
Lago Norte

Foto: Divulgação
Já o Lago Norte é uma área verde urbanizada do fundo de vale do Ribeirão Lindóia. Lago, pista de caminhada, vegetação nativa e parque infantil em uma extensão de mais de 188 mil metros quadrados.
Centro Social Urbano Adriano Mariano Gomes (Buracão)

Foto: Reprodução/Youtube
O Buracão também tem turismo! Local, entre os córregos Bom Retiro e Ibiá, tem campo de futebol, quadra, pista de caminhada, pista de skate e até um palco. O Centro Social fica na Rua Atílio Scudeler, 283, Vila Portuguesa.
Área de Lazer Luigi Borghesi (Zerão)

Foto: Vinicius Bacarin
O Zerão (conhecido assim por seu formato parecer um grande zero) também é um dos pontos turísticos de Londrina e é integrado por uma pista de caminhada de 1.050 metros, quadras poliesportivas e gramados. O local é entrecortado pelo Córrego do Leme e recebe diversas manifestações artísticas, culturais e esportivas da cidade.
Reserva Indígena do Apucaraninha e Salto do Apucaraninha

É uma reserva com 5.574 hectares de área, onde abriga aproximadamente 240 famílias e 1.200 indígenas. Eles cultivam arroz, feijão e milho, produzem cestos e outros produtos. A comercialização acontece nas próprias casas dos indígenas e a visitação é permitida com a autorização da FUNAI – Fundação Nacional do Índio. O Salto do Apucaraninha fica dentro da reserva e é composto por uma queda d’água com 116 metros de altura. Muitos vão ao salto no final de semana.
Parque Estadual Mata dos Godoy

Foto: Divulgação/Educacional MAF
O Parque tem uma das mais ricas reservas genéticas do Sul do país: fauna e flora representativas da floresta tropical e subtropical, área de mata nativa com trilhas pra passeio e centro de visitantes. É um dos pontos turísticos de Londrina mais lembrados.
Parque Municipal Arthur Thomas

Foto: Wilson Vieira
O Parque é um dos mais belos pontos turísticos naturais e tem como atrativos a primeira usina elétrica que fornecia energia para Londrina em 1930, hoje desativada. Além disso, conta com lago, lanchonete, queda d’água e área de trilhas para passeio.
Pontos turísticos de Londrina: histórico-culturais
O turismo histórico-cultural nos ajuda a conhecer a história das cidades visitando pontos turísticos. Londrina é considerada a segunda cidade mais populosa do Paraná e sua construção tem muita história. O Londrinatur separou alguns pontos turísticos para você conhecer ainda mais a chamada “pequena Londres”.
Museu Histórico de Londrina

Foto: Wilson Vieira
Localizado na região central, Rua Benjamin Constant, 900, o Museu Padre Carlos Weiss foi construído na antiga Estação Ferroviária de Londrina com a missão de resgatar, preservar e divulgar o patrimônio cultural da cidade. Hoje, é considerado uma das maiores construções do turismo histórico-cultural londrinense. O museu é dividido em 3 setores. O primeiro é o de Imagem e Som, que possui aproximadamente 50 mil peças, produzidas a partir do final da década de 1920. Já o setor de Objetos tem materiais do cotidiano londrinense desde os colonizadores e o setor de Biblioteca e Documentação conta com textos, mapas, plantas e depoimentos dos pioneiros da cidade.
Catedral Metropolitana

Foto: Wilson Vieira
Inaugurada em 1934, a Catedral de Londrina é dedicada ao Sagrado Coração de Jesus. Foi elevada à categoria de Diocese, tendo como seu primeiro Bispo Dom Geraldo Fernandes, em 1967. Em novembro de 1970 foi elevada a Arquidiocese. A fachada da catedral é uma grande referência do centro da cidade e está localizada na Avenida São Paulo, 390.
Praça Tomi Nakagawa

Foto: Wilson Vieira
Londrina tem a 2ª maior comunidade japonesa do Brasil. A praça Tomi Nakagawa foi inaugurada em 2008 para celebrar os 100 anos da imigração japonesa no país. Os monumentos da praça são carregados de símbolos da cultura, como o chafariz, o piso em mosaico e até a vegetação típica dos jardins japoneses. A praça fica na Rua Benjamin Constant, esquina com a Rua Mato Grosso, no centro da cidade.
Cine Teatro Ouro Verde

Foto: Wilson Vieira
O Teatro foi inaugurado em 1952, com auditórios para sala de cinema, dança, espetáculos musicais e teatro. Em 2012 houve um incêndio que destruiu o edifício e foi reinaugurado em 2017. Fica localizado na área central, Rua Maranhão, 85 e é administrado pela Universidade Estadual de Londrina.
Biblioteca Pública Municipal e Teatro Municipal Zaqueu de Melo

Foto: Wilson Vieira
Fundada em 1940, a Biblioteca Municipal funciona hoje na Avenida Rio de Janeiro, 413, no centro da cidade. Possui um grande acervo destinado à consulta do público em geral e também empréstimo domiciliar, o setor de Difusão Cultural, responsável pela promoção de eventos e também a Biblioteca Infantil. Junto funciona também o Teatro Municipal Zaqueu de Melo, com capacidade de 200 pessoas.
Autódromo Ayrton Senna

Foto: Wilson Vieira
Inaugurado em 1992, o Autódromo fica localizado na Avenida Henrique Mansano, 777, Jardim Alpes e conta com uma pista de 3.145m de extensão. Sedia provas como Fórmula Truck, Stock Car, Motociclismo, Arrancadas, GT3, Campeonato Regional e Brasileiro de Marcas e Pilotos.
Museu de Arte de Londrina

Foto: Wilson Vieira
Inaugurado em 1993, o museu foi instalado na antiga Estação Rodoviária de Londrina. Possui um acervo com mais de 400 obras de arte, entre pinturas, esculturas, fotografias e objetos que são expostos permanentemente. Também dispõe do Programa Educativo, desenvolvido permanentemente com visitas mediadas, palestras, cursos, oficinas artísticas e atividades culturais. Fica localizado na Rua Sergipe, 640.
Planetário

Foto: Reprodução/Site do Planetário
O Planetário de Londrina, é um projeto de extensão da Universidade Estadual de Londrina, e possui fins acadêmicos, educativos e culturais. Construído em 1992, o atendimento é de aproximadamente 85.000 pessoas no ano, entre estudantes, professores, pessoas da cidade e turistas em geral. Fica localizado na Rua Benjamin Constant, 800.
Templo Budista Hompoji

Foto: Reprodução/Facebook
Fundado em 1940, o templo está aberto ao público que queira praticar o Budismo. Os adeptos rogam pela harmonia do universo através da prática de virtudes. Típica arquitetura japonesa, todo construído em madeira, fica localizado na Rua Albânia, 32, Jardim Igapó.
Concha Acústica

Foto: Wilson Vieira
Construída em 1956, fica localizada no centro da cidade, na Rua Piauí, 130. A Concha Acústica foi feita com uma variação do tradicional existente na época em quase todas as cidades, com modificações como tamanho, textura e bancos. Tradicionalmente é utilizada para apresentações artísticas e manifestações populares.
Praça Nishinomiya

Foto: Fábio Alcover
Inaugurada em 1988, é um dos símbolos do turismo histórico-cultural. A construção procurou reinterpretar os Jardins de Pedra Zen, existentes na cidade de Kiyoto no Japão, além de homenagear os imigrantes japoneses tem como objetivo promover o intercâmbio comercial e tecnológico. Está localizada na Avenida Santos Dumont, 108, em frente ao aeroporto.
Santuário de Graças Schoenstatt

Foto: Wilson Vieira
Foi fundada em 1948, pelas irmãs Schoenstatt, que vieram da Alemanha em 1936. As religiosas fundaram uma pequena escola, hoje o Colégio Mãe de Deus, e no jardim se encontra o Santuário, que é aberto para visitação. Está localizado na Avenida São Paulo, 651.
Museu da Sociedade Rural do Paraná

Foto: Reprodução/Facebook
Aberto ao público em 2010 para comemorar os 50 anos das Exposições Agropecuárias de Londrina. Possui um acervo de imagens, documentos textuais, objetos, livros e materiais audiovisuais, recriando o cotidiano do meio rural no desenvolvimento de Londrina. Fica localizado no Parque Governador Ney Braga, Avenida Tiradentes, 6275.
Casa da Memória Madre Leônia Milito

Nenhum comentário:
Postar um comentário