Covid-19 em Londrina.
Por José Maschio
O prefeito não mente, falseia números!
Marcelo Belinati, prefeito de Londrina informou ontem (13/05) números sobre a ocupação de leitos em Londrina, nesta pandemia de covid-19. Estão hoje(14/05) na Mídia. Sem constatação ou análise crítica.
São números interessantes (para quem não quer o isolamento social). Senão vejamos. A taxa de ocupação é de 53% (49% de enfermarias e 70% nas UTIs). Isso para 1.395 leitos (1.128 de enfermarias e 208 UTIs).
Só que o prefeito coloca no mesmo balaio leitos SUS, de convênios e particulares. Aí é que a porca torce o rabo (em uma expressão bem caipira). Os leitos SUS estão todos LOTADOS (caixa alta de alerta).
No dia 12 (um dia antes de o prefeito falar os números) apuramos que no HE (Evangélico) e no HC (Hospital do Câncer) a taxa de ocupação era de 127% e 140%. A traduzir, mais internados que a capacidade de leitos. Isso leitos não covid-19.
A resumir: em uma administração séria, o alerta sobre o caos que se aproxima teria sido disparado. Mas não é isso que estamos a assistir. O triste é ver que a imprensa toda prefere repetir os números desse teatrinho patrocinado pela Acil. E não ir atrás dos fatos.
*José Maschio é jornalista
Nenhum comentário:
Postar um comentário