RÁDIO PERDE AUDIÊNCIA PARA TV E INTERNET
.
As pesquisas mostram que apenas 15% dos brasileiros ouvem rádio, que vem perdendo, cada vez mais, terreno para televisão e internet.
43% das pessoas que navegam na internet o fazem assistindo a programas televisivos.
As informações são do Ibope e estão reunidas na exposição Opinião – O que o Brasil Acha do Brasil, um evento em comemoração aos 70 anos do instituto de pesquisa.
Entre outras informações recolhidas pelo Ibope nessas sete décadas e apresentadas na mostra está a das músicas mais tocadas no país até os anos 1980 – quando o instituto deixa de fazer esse levantamento.
Em 1955, por exemplo, a música Pois É, de Ataulfo Alves, foi uma das mais ouvidas.
Dez anos depois, em 1965, Alves foi substituído por Elis Regina, que interpretava Arrastão, canção que deu a ela a vitória como revelação no Festival da TV Excelsior.
E, em 1975, foi a vez de Clara Nunes dominar os ouvidos, com O Mar Serenou.
A mostra também exibe dados comparativos, como a visão que homens e mulheres têm em relação aos direitos e deveres uns dos outros.
Segundo pesquisa, em 1955, cerca de 57% da população acreditava que o lugar da mulher era em casa e, em 2007, 93% dos entrevistados não concordavam que os homens deviam pôr mais dinheiro em casa do que as esposas. (Fonte: Rede Brasil)
Será que a qualidade do rádio caiu? Será que o Rádio não evoluiu? Lembro-me de um rádio dinâmico, com bons noticiários, boas músicas, era um cantinho de amizade, servia até para mandar recados aos conhecidos. Hoje a gente ouve um rádio tipo FM, toca em sua maioria, músicas estrangeiras... com muita falação permeada de futilidades. Aos domingos não tem uma emissora FM transmitindo uma partida de futebol. Preferem ficar no "vitrolão" com grande repetição.
Que bom se vostássemos aos velhos tempos do bom rádio!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário