Fim dos espelhos
Scania R410 com tanques de GNV — Foto: André Paixão/G1
Volvo Iron Knight —
Conterrânea da Scania, a também sueca Volvo, aproveitou a
Fenatran para exibir o caminhão mais rápido do mundo,
apelidado de Iron Knight, ou cavaleiro de ferro, na tradução livre.
Fenatran para exibir o caminhão mais rápido do mundo,
apelidado de Iron Knight, ou cavaleiro de ferro, na tradução livre.
Com motor de 2.400 cavalos e mais de 600 kgfm de torque,
ele é baseado no modelo topo de linha da empresa, o FH –
mas é 5 vezes mais potente.
ele é baseado no modelo topo de linha da empresa, o FH –
mas é 5 vezes mais potente.
A Volvo diz que seu supercaminhão é dono de dois
recordes, homologados pela Federação Internacional de
Automobilismo, a FIA: aceleração de 0 a 500 metros e de
0 a 1.000 metros. O modelo cumpriu essas provas em 13,67
e 21,14 segundos, respectivamente.
recordes, homologados pela Federação Internacional de
Automobilismo, a FIA: aceleração de 0 a 500 metros e de
0 a 1.000 metros. O modelo cumpriu essas provas em 13,67
e 21,14 segundos, respectivamente.
Volvo Iron Knight —
O caminhão ainda acelera de 0 a 100 km/h, em 4,6 segundos, mesmo tempo de um Mercedes-AMG C43. A velocidade máxima é de 276 km/h.
Tudo isso em um veículo que pesa 4,5 toneladas. A relação peso/potência, de 1,9 kg/cv, é superior à da Ferrari GTC4Lusso, de 2,6 kg/cv.
As mudanças vão além do motor. Toda a aerodinâmica é aprimorada. Também há alívio de peso, com a substituição do aço por fibra de vidro na cabine.
Esta é a primeira vez que o Iron Knight sai da Europa. Ele não será vendido regularmente.
Volkswagen Delivery 11.180 com tração 4x4 — Foto: André Paixão/G1
Outra novidade é da Volkswagen Caminhões e Ônibus,
que lançou na Fenatran o primeiro caminhão leve do
país com tração 4x4. O Delivery 11.180 chega às lojas
no meio do ano que vem, para atender a uma crescente
demanda por veículos menores, mas com boa capacidade
fora-de-estrada.
que lançou na Fenatran o primeiro caminhão leve do
país com tração 4x4. O Delivery 11.180 chega às lojas
no meio do ano que vem, para atender a uma crescente
demanda por veículos menores, mas com boa capacidade
fora-de-estrada.
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