sábado, 25 de julho de 2020

NÓS, AVÓS, AMAMOS MUITO NOSSOS NETOS!


  DIZEM QUE OS AVÓS ESTRAGAM OS NETOS, MAS O QUE SERIA
DAS CRIANÇAS SEM OS MIMOS DE SEUS AVÓS, SEM O ZELO,SEM
O CARINHO TÃO SINCERO E SEM UM AMOR TÃO GRANDE...DE
UMA COISA TENHO CERTEZA: "Meus netos são anjos que Deus
mandou para completar uma plena felicidade!"




 As relações familiares evoluíram. Hoje pais e filhos têm relacionamentos mais abertos e a educação das crianças é bem menos rígida. E até os avós não são mais os mesmos. Aquele estereótipo da vovó dócil, meiga, de cabelos brancos sentada na cadeira de balanço tricotando já não corresponde à realidade. Com o aumento da expectativa de vida, eles estão com muito mais saúde e disposição para curtir os netos, viajar e aproveitar a vida. 
Os avós de hoje pertencem a uma geração que passou por mudanças importantes na estrutura familiar. São mais jovens, modernos, mais saudáveis e mais independentes do que antigamente. Mas continuam sendo peças fundamentais para manter de pé a boa e velha família. Tudo bem que ainda hoje cabe aos avós mimar os netos, mesmo quando são eles os responsáveis pela educação dos pequenos. Isso porque, embora existam inúmeros berçários e escolas disponíveis em quaisquer lugares, ainda é grande o número de pais que deixam os filhos com os avós e vão trabalhar. 
Mas até que ponto esse relacionamento é vantajoso para a criança, os pais e os avós? Diz um ditado chinês que "quando o passado e o presente se unem, é possível caminhar bem para o futuro". – Na casa da avó é sempre domingo?, a relação entre avós e netos é muito importante porque são eles quem têm a história da família na cabeça, exercem mais a paciência e são mais permissivos. 

Por causa da correria da vida moderna, os pais muitas vezes não se dão conta de que é preciso que os filhos contemplem as pequenas coisas da vida, como brincar, perceber o vento, a água da chuva. E isso os avós fazem com seus netos. Essa é a opinião da psicóloga, psicopedagoga e educadora Liana Bogomoletz, da clínica Winnicott, em Alphaville. "É tanta a vontade de que essa criança dê certo na vida que essas pequenas coisas passam despercebidas pelos pais." 
O grande segredo para essa relação ter harmonia é que haja respeito e que os papéis de cada um estejam bem definidos. Vale citar, mais uma vez, a sabedoria chinesa que diz o seguinte sobre a relação entre pais, avós e crianças: "Os avós têm de mostrar para os netos que a montanha existe, mas cabe aos pais pegar na mão dos filhos e ir até o cume da montanha".Nós , avós amamos nossos netos, queremos pra eles o que por causa da correria da vida, o levantar e ir ao trabalho, voltar tarde, às vezes viam nossos filhos à noite e final de semana. Agora aposentados temos todo tempo para nos dedicar aos filhos de nossos filhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário