Nem todas as críticas são válidas, mas em todas as situações é importante saber ouvi-las e principalmente saber lidar com elas. Muitas vezes as críticas são desleais e têm o intuito de destruir ao invés de construir – nessas ocasiões é preciso ter equilíbrio para poder separar o que realmente serve daquilo que deve ser descartado.
Quando não aceitamos as críticas, estamos perdendo uma oportunidade de avaliação gratuita sobre a nossa capacidade – se abrirmos mãos da crítica, jamais saberemos se o que estamos fazendo está certo ou sendo aceito por receio.
As empresas já perceberam, por exemplo, que ouvir os clientes é um fator positivo e destinam departamentos inteiros somente para receber reclamações e sugestões, os famosos SAC – Serviço de Atendimento ao Consumidor. As reclamações dos clientes ajudam a empresa a melhorar produtos e serviços, portanto, pensemos na crítica como algo relevante.
Veja abaixo 6 pontos negativos que não devemos reproduzir na empresa:
1 – Não saber ouvir;
2 – Falar em momentos inadequados;
3 – Pedir desculpas o tempo todo para o mesmo erro;
4 – Não cumprir ou chegar atrasado aos compromissos;
5 – Prometer e não cumprir;
6 – Falta de solidariedade.
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