Ao se levantar de manhã, você está sem comer ou beber há dez ou 12 horas. Sem sustento, seu corpo requisita as reservas de energia, e você pode se sentir cansado ou indisposto, apesar de ter dormido. O café da manhã proporciona uma oferta efetiva de glicose para abastecer o seu começo de dia. Portanto, saber o que comer no café da manhã e evitar pular esta refeição é muito importante.
Pular o café da manhã traz pelo menos três problemas: hábitos alimentares piores pelo resto do dia e aumento da circunferência abdominal, ingestão insuficiente de nutrientes vitais – em especial vitamina C, ferro, proteína, cálcio e fibras, e por último, níveis de concentração e atenção reduzidas. As crianças que não comem antes de ir à escola cometem mais erros de aritmética e têm recuperação lenta da memória por exemplo.
O que o café da manhã fornece
Um café da manhã variado vai sustentá-lo por mais tempo. Pense num prato com representantes de seus “alimentos amigos”: carboidratos complexos, proteínas, laticínios, gorduras e frutas. Procure uma combinação que forneça a energia e os nutrientes de que você precisa.
A maioria dos especialistas recomenda um café da manhã que proporcione pelo menos 300kcal, e alguns sugerem muito mais. Nem todo mundo sente fome na primeira parte da manhã e muitos estão na correria. Mas a falta de tempo não é motivo para pular a refeição, já que há agora tantas opções saudáveis e rápidas de escolher. Leve apenas alguns minutos para: comer uma tigela de cereais, beber um iogurte líquido, mastigar uma fatia de pão integral com manteiga… e você não precisa estar com tanta fome para isso.
Primeiro passo: Encha o tanque
O líquido é a primeira exigência. Você perde umidade a cada vez que expira. A umidade também escapa pela pele. Durante a noite, tudo isso soma cerca de uma xícara (chá) de água. Além disso, o corpo forma urina enquanto lida com o consumo da noite anterior. Para processar e excretar um jantar com alto teor de sal, especialmente se foi acompanhado por álcool e seguido por cafeína, ele requer outra xícara (chá) de água do corpo. Para compensar tudo isso:
➽ Comece com um copo d’água, antes de passar para sua bebida preferida da manhã, como chá, café, suco ou leite.
➽ Beba pelo menos 1,2 litro de líquidos ao longo do dia; cerca de um terço dessa quantidade deve ser ingerido em até uma hora depois de se levantar.
➽ Beba algo de que você gosta. Segundo uma pesquisa, quando solicitadas a beber mais água e a reduzir outras bebidas e refrigerantes, as pessoas acabam por diminuir a ingestão de líquidos no geral. Mas restrinja bebidas com cafeína a não mais do que cinco doses por dia.
O que beber no café da manhã?
Chá
Popular em muitos países, o chá é o maior fornecedor individual de líquidos de nossa ingestão diária. O chá-preto tem um pouco de cafeína, que nos ajuda a nos manter despertos, e contém moléculas chamadas catequinas, que combatem doenças, embora os níveis sejam maiores nos chás -verdes. Dois outros fitoquímicos estão presentes em pouca quantidade, teobromina e teofilina, utilizados no tratamento da asma e de outras doenças respiratórias. Têm sido realizados diversos estudos sobre o possível papel do chá na redução das taxas de câncer, mas os resultados foram inconclusivos.
Um estudo recente informou que, após tarefas desafiadoras, os jovens que tomaram uma xícara de chá-preto acalmaram-se e relaxaram mais rápido do que os que beberam um substituto. Em tempos de estresse, uma xícara de chá pode ter efeito calmante – no café da manhã ou durante o dia.
Café
Ao longo dos anos, a reputação do café oscilou de boa para ruim e vice-versa. Estudos recentes são favoráveis e apontam que os benefícios de consumir até cinco xícaras por dia podem ser:
- um risco mais baixo de desenvolver a doença de Parkinson e de Alzheimer.
- melhor atividade intestinal, que contribui para a prevenção da prisão de ventre.
- melhor desempenho cognitivo, em especial nas fases posteriores da vida.
Parece que beber um pouco de café é bom. Mas nem todos devem ingerir: grávidas são desaconselhadas, já que a cafeína passa pela placenta e permanece no bebê em desenvolvimento dez vezes mais do que em um adulto.
Muitas pessoas também apresentam o “nervosismo do café”, se beberem muito café forte. Além disso, a cafeína pode produzir problemas de sono.
O método de preparação do expresso produz um café de melhor qualidade, sem muita cafeína, com sabor intenso e maior rendimento de antioxidantes. O café de pistão vem em segundo lugar pela qualidade, com mais cafeína. Quanto mais quente a água e mais tempo os grãos ou grânulos ficam imersos, maior a quantidade de cafeína.
Nenhum comentário:
Postar um comentário