quinta-feira, 20 de agosto de 2020

OS AVÓS SENTEM UM AMOR TÃO GRANDE PELOS NETOS!








 As relações familiares evoluíram. Hoje pais e filhos têm relacionamentos mais abertos e a educação das crianças é bem menos rígida. E até os avós não são mais os mesmos. Aquele estereótipo da vovó dócil, meiga, de cabelos brancos sentada na cadeira de balanço tricotando já não corresponde à realidade. Com o aumento da expectativa de vida, eles estão com muito mais saúde e disposição para curtir os netos, viajar e aproveitar a vida. 

Os avós de hoje pertencem a uma geração que passou por mudanças importantes na estrutura familiar. São mais jovens, modernos, mais saudáveis e mais independentes do que antigamente. Mas continuam sendo peças fundamentais para manter de pé a boa e velha família. Tudo bem que ainda hoje cabe aos avós mimar os netos, mesmo quando são eles os responsáveis pela educação dos pequenos. Isso porque, embora existam inúmeros berçários e escolas disponíveis em quaisquer lugares, ainda é grande o número de pais que deixam os filhos com os avós e vão trabalhar. 

Mas até que ponto esse relacionamento é vantajoso para a criança, os pais e os avós? Diz um ditado chinês que "quando o passado e o presente se unem, é possível caminhar bem para o futuro". – Na casa da avó é sempre domingo?, a relação entre avós e netos é muito importante porque são eles quem têm a história da família na cabeça, exercem mais a paciência e são mais permissivos. 


Por causa da correria da vida moderna, os pais muitas vezes não se dão conta de que é preciso que os filhos contemplem as pequenas coisas da vida, como brincar, perceber o vento, a água da chuva. E isso os avós fazem com seus netos. Essa é a opinião da psicóloga, psicopedagoga e educadora Liana Bogomoletz, da clínica Winnicott, em Alphaville. "É tanta a vontade de que essa criança dê certo na vida que essas pequenas coisas passam despercebidas pelos pais." 

O grande segredo para essa relação ter harmonia é que haja respeito e que os papéis de cada um estejam bem definidos. Vale citar, mais uma vez, a sabedoria chinesa que diz o seguinte sobre a relação entre pais, avós e crianças: "Os avós têm de mostrar para os netos que a montanha existe, mas cabe aos pais pegar na mão dos filhos e ir até o cume da montanha".
Nós , avós amamos nossos netos, queremos pra eles o que por causa da correria da vida, o levantar e ir ao trabalho, voltar tarde, às vezes viam nossos filhos à noite e final de semana. Agora aposentados temos todo tempo para nos dedicar aos filhos de nossos filhos.

1922 visualizações tornaram este artigo um dos mais vistos do blog. Continua sendo visto!
  Visualizações de página
1922

Nenhum comentário:

Postar um comentário