" Esta crônica saiu quando caminhava na praia e fiquei pensando nas dificuldades que os jovens têm quando chega a época de fazer seu curso universitário... a maioria com com poucos recursos para custear os estudos!"
"Quem nunca sonhou ter o privilégio de conquistar uma vaga naquele curso pretendido, numa UEL , por exemplo? Gosto tanto de Medicina, Direito, Psicologia, Engenharia... tento, tento e não consigo passar no vestibular e me classificar no que gosto e quero trabalhar!
Porém é claro que aqueles que atingem seus sonhos conquistam seus lugares fizeram por merecer suas vagas disputadas no vestibular e podem se formar e ganhar espaços na sociedade. Embora a maioria dos alunos que se submetem aos vestibulares, tiveram excelentes preparos em detrimento daquele jovens dos quais os responsáveis, com poucos recursos, não puderam lhes fornecer um preparo adequado, não logram êxito em conquistar uma vaga em áreas tão concorridas.
Aqueles que podem pagar bons cursinhos conseguem aprender mais e conseguir vagas nos melhores e mais concorridos cursos. No meu modo de ver, creio que as universidades gratuitas deveriam ser ocupadas preferencialmente aos com poucos recursos, não tendo condições financeiras para se pagar um bom preparo ou uma faculdade particular.
Acho que as universidades gratuitas (UEL, por exemplo)poderia destinar vagas aos jovens com boa situação financeira, desde que o mesmo pagasse parte dos seus estudos (percentual) ou retribuísse com sua qualificação profissional, ao fim do seu curso, ao País que lhe deu a sua graduação.
Sem dúvida alguma este seria o caminho certo para se corrigir desigualdades, pois quem vem de escola particular e com cursinho especial obviamente tem mais chances de ocupar os melhores cursos... e vem para uma universidade estadual sem pagar nada. Isso não é justo. Creio que dessa forma se faria justiça na questão de entrar para ocurso superior aos menos favorecidos uma oportunidade para que o mesmo faça um curso superior, em uma universidade de alto padrão."
Nenhum comentário:
Postar um comentário