Em busca de ideias formulo os textos e depois busco imagens. Na hora de publicar faço revisão e coloco no blog comunicando para refletir.
Gosto de pesquisar curiosidades bíblicas. Queria ver imagens antigas de Jesus e acabei por encontrar na internet imagem aí (no sítio supercuriosos.com). Então resolvi partir da imagem para a reflexão.
Mas como foi ela que primeiro me chamou a atenção, quero tomá-la como ponto de partida aqui.
O artigo na página respectiva é intitulado de: “Essas são 5 das mais antigas pinturas de Jesus Cristo da história” e foi postada em março de 2018 . Ali, esta imagem é descrita como O Bom Pastor – uma representação pouco habitual de Jesus Cristo, nesta pintura, Cristo aparece com um carneiro nos ombros – um símbolo das almas que ele salvou. Essa imagem foi encontrada nas Catacumbas de Calisto, em Roma, e acredita-se que tenha sido feita em meados do século 3.
Realmente, Jesus Cristo é o nosso Bom Pastor. Ele foi e é o centro de nossa fé. Representá-lo em imagens pode até ter um aspecto pedagógico, em especial contextualizando seus traços e ministério. E mais:
A representação é realmente pouco habitual. As imagens que se popularizaram, principalmente no Ocidente cristão, costumam mostrar um Jesus barbudo, sisudo, másculo, de feições pouco semitas. Aqui Jesus mais parece um garoto romano .
Chamou a atenção também a figura do carneiro. Jesus foi apresentado por João Batista como o Cordeiro de Deus. Mas aqui ele é quem carrega o cordeiro. Acho que seria uma boa ilustração para Jo 10:11 e os Sl 23:1 e Sl 100:3.
Sobre as almas que ele salvou, é bom notar que o tema da salvação como resultado da ação exclusiva de Cristo em manifestar sua graça já estava presente desde os primórdios da fé cristã.
Contudo, para mim, o principal que evoca olhar imagens com o essa é trazer um pouco mais de historicidade à minha fé e riqueza à minha herança cristã e cultural. Que o Bom Pastor nos faça fieis a ele pois sei ele nunca vai deixar que os lobos devorem seus carneiros.
Nenhum comentário:
Postar um comentário