quarta-feira, 2 de dezembro de 2020

A HISTÓRIA MOSTRA : " A IMPORTÂNCIA DOS JESUÍTAS NA EDUCAÇÃO DOS ÍNDIOS".









Quando os jesuítas vieram ao Brasil, no intuito de catequizar os índios, enfrentaram diversos problemas, entre eles, a grande diferença cultural que separava os nativos do sistema educacional europeu.

Enquanto no Velho Continente, as punições físicas e castigos eram comuns nas escolas autoritárias, o mesmo não pode ser aplicado com os índios, pois eles não compreendiam a disciplina rígida e, por serem pacíficos, não toleravam as demonstrações de violência.

Além disso, a educação dos índios era baseada nas relações afetivas entre os membros da tribo: os mais jovens conviviam e imitavam os mais velhos, mais experientes. Já os pequenos ficavam aos cuidados das mulheres que ofereciam proteção, segurança e alimentação.

Os principais relatos correspondentes à educação dos índios estão presentes nos principais viajantes e dos jesuítas que estiveram no território brasileiro na época do descobrimento, como Jean de Lery (1534-1611), Hans Staden (1525-1579), padre Manuel da Nóbrega (1517-1570), padre José de Anchieta (1534-1597) e padre Antônio Vieira (1608-1697).

Fonte: Revista de História da Biblioteca Nacional

Nenhum comentário:

Postar um comentário