Quando os jesuítas vieram ao Brasil, no intuito de catequizar os índios, enfrentaram diversos problemas, entre eles, a grande diferença cultural que separava os nativos do sistema educacional europeu.Enquanto no Velho Continente, as punições físicas e castigos eram comuns nas escolas autoritárias, o mesmo não pode ser aplicado com os índios, pois eles não compreendiam a disciplina rígida e, por serem pacíficos, não toleravam as demonstrações de violência.
Além disso, a educação dos índios era baseada nas relações afetivas entre os membros da tribo: os mais jovens conviviam e imitavam os mais velhos, mais experientes. Já os pequenos ficavam aos cuidados das mulheres que ofereciam proteção, segurança e alimentação.
Os principais relatos correspondentes à educação dos índios estão presentes nos principais viajantes e dos jesuítas que estiveram no território brasileiro na época do descobrimento, como Jean de Lery (1534-1611), Hans Staden (1525-1579), padre Manuel da Nóbrega (1517-1570), padre José de Anchieta (1534-1597) e padre Antônio Vieira (1608-1697).
Fonte: Revista de História da Biblioteca Nacional
Os objetivos principais deste blog "Comunicando para Refletir" são de emitir informações, artigos publicados na mídia, sobre problemas sociais que atingem todas as camadas sociais. Isso não quer dizer que sou o dono da verdade, às vezes minhas ideias não são iguais as suas, e são respeitadas as opiniões expostas. Queremos um mundo melhor e por isso expressaremos sobre cidadania, ética na política, bons costumes familiares. Acima de tudo buscaremos a ética e moral dos bons costumes.
quarta-feira, 2 de dezembro de 2020
A HISTÓRIA MOSTRA : " A IMPORTÂNCIA DOS JESUÍTAS NA EDUCAÇÃO DOS ÍNDIOS".
Assinar:
Postar comentários (Atom)
-
NUMA PEQUENA CIDADE DO INTERIOR DO PARANÁ NUMA VARA CRIMINAL ESTE FATO ACONTECEU: O JUIZ VÊ DUAS JOVENS ESPERANDO SENTADAS NA SALA DE AUDI...
-
Vem aí um novo shopping para Londrina da zona sul. Empresários de Londrina trabalham para tal empreendimento. Será na Avenida Waldemar Sp...
Nenhum comentário:
Postar um comentário