terça-feira, 22 de dezembro de 2020

ALÔ MORADORES DE UNIÃO DA VITÓRIA- LENDA "MORRO DA CRUZ!"

 






Lenda do Morro da Cruz

União da Vitória – Paraná 

Pelos antigos moradores de União da Vitória o profeta João Maria de Jesus foi descrito como um ancião de estatura regular, rosto barbudo e carregava um saco de algodão a tiracolo. Ele dizia estar em União da Vitória e pela região, cumprindo uma promessa que estaria prestes a se concluir. Venerado até mesmo entre pessoas cultas, o monge, quando de sua passagem pela cidade, aconselhou a população a erguer uma cruz no cume do morro mais alto: 943 metros acima do nível do mar.

 Essa cruz, segundo suas palavras, deveria permanecer sempre em pé, para proteger a cidade de uma possível e desastrosa inundação. Essa inundação seria provocada pelo deslizamento das terras vindas do morro mais próximo ao rio Iguaçu e que represaria suas águas sobre a cidade. Uma grande cruz de madeira foi erguida pelos moradores. Desde então, há sempre o cuidado em substituí-la quando é preciso, evitando sua queda. O lugar ficou conhecido como Morro da Cruz, onde se fazem penitências, procissões e promessas. Na Sexta-feira Santa, muitos devotos sobem até a cruz e no caminho recolhem ervas para chá. Ervas que têm destino certo, na cura de alguns males. Uma fonte existente no sopé do morro, água da qual o profeta serviu-se, é considerada milagrosa. Ainda hoje, procurada por pessoas devotas de São João Maria é usada para realizar curas e batizados. 

Fonte: fichas preenchidas por Therezinha Leony Wolff. https://www.cidadao.pr.gov.br/arquivos/File/parana/livro_lendas.pdf Ensino Fundamental. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário