quarta-feira, 2 de dezembro de 2020

COVID - 19 : COMO ESTAR BEM DURANTE O "HOME OFFICE?"

 




18.nov.2020 às 8h17

DAVID BROWN

Por causa da pandemia, milhões de pessoas precisaram montar um escritório dentro de casa de uma hora para outra. Alguns sentaram-se à mesa da cozinha ou se contentaram em ficar com laptop no sofá durante os últimos meses.

Porém, mesmo que uma vacina contra a Covid-19 chegue logo, muitos trabalhadores nunca mais voltarão ao modelo antigo de ir ao escritório todos os dias em tempo integral. E os primeiros sinais de como a pandemia afetou a saúde mental não são nada bons.

Estudos indicam que os níveis de depressão aumentaram. Uma pesquisa recente feita pelo Instituto Real de Arquitetos Britânicos descobriu que o home office é um dos fatores por trás do aumento nos níveis de estresse entre os participantes do levantamento.

"As pessoas variam muito de acordo com os tipos de personalidade", diz o psiquiatra Thana Balamurali, do Reino Unido. "Mas os princípios orientadores de todos nós são muito claros: a luz natural, junto com o ar fresco e o acesso à natureza, é fundamentalmente boa para a saúde mental." Os raios solares e a claridade do dia estimulam o cérebro a liberar um neurotransmissor conhecido como serotonina. Ele, por sua vez, ajuda as pessoas a se sentirem calmas e concentradas, além de melhorar o humor e reduzir a ansiedade.

 É importante certificar-se de que essa disposição do móvel permita fechar as cortinas totalmente e limpar as janelas por dentro e por fora. Isso porque a sujeira nas vidraças pode reduzir significativamente a quantidade de luz solar que entra nos cômodos da casa. Se você mora numa casa com mais de um andar, como um sobrado, é importante que o ambiente de trabalho fique no andar de cima, que capta melhor a luz solar sem grandes interferências.

"Nesse contexto, barulhos agudos costumam ser mais problemáticos do que ruídos de baixo nível." É importante notar que nosso cérebro está sempre ligado procurando por mudanças e estímulos, o que gera distrações.

O neurocientista Adrian Rees, professor da Universidade de Newcastle, também na Inglaterra, explica: "O ruído está interferindo na sua resposta de 'lutar ou fugir'." Um som estressante, por exemplo, faz com que uma região do cérebro chamada amígdala envie sinais de angústia. Eles são captados por outra área, o hipotálamo, que, por sua vez, faz com que as glândulas supra-renais bombeiem adrenalina para o sangue. Sua pressão arterial começa a subir. Tampões de ouvido podem ser uma solução para algumas pessoas conseguirem focar no trabalho. Se você quiser ir mais longe, dá para investir em forros de parede e cortinas mais pesadas para absorver o som, como sugerem alguns arquitetos.

Organize sua mesa

Estudos publicados nos últimos anos indicam que a bagunça chega a aumentar o nível de cortisol, um hormônio relacionado ao estresse. A explicação para esse efeito pode estar relacionada ao fato de a desordem entregar informações conflitantes ao cérebro, que precisa trabalhar e focar em meio a distrações desnecessárias. A psicóloga ambiental Eleanor Ratcliffe, da Universidade de Surrey, diz que o problema da desordem está na quantidade de estímulos que o ambiente acaba gerando.

Se você não precisa ir até o trabalho, acaba não caminhando até o ponto de ônibus ou estação de metrô e trem. Para piorar, deixa de andar pelas escadas ou corredores entre uma reunião e outra. Caso o seu trajeto atual seja do quarto para o escritório ou para a mesa da cozinha, provavelmente você está fazendo menos atividade física, um fator importante para a saúde do corpo e da mente. Uma opção é comprar uma daquelas mesas altas, em que se trabalha de pé. Se preferir uma adaptação mais tranquila, levante-se e estique o corpo algumas vezes ao dia. Pausas para caminhadas são muito bem-vindas. "O deslocamento da casa para o trabalho sempre foi uma espécie de descompressão e relaxamento para muitas pessoas", raciocina a professora Gail Kinman, da Sociedade Britânica de Psicologia. "Também associamos a natureza com recreação e relaxamento, o que pode melhorar nosso humor", acrescenta a especialista.

Mantenha contato com os outros ​

Thana Balamurali diz que as pessoas que se sentem infelizes trabalhando em casa precisam pensar muito sobre o que sentem falta de ir ao escritório. Assim, é possível compensar um pouco essas perdas. No topo da lista, para muitos indivíduos, está o contato social. Sabe aquelas conversas com colegas no escritório, na fila do almoço, no elevador ou nas escadas? Isso é importante para muitos de nós. "Os humanos são animais sociais", acrescenta. "Portanto, olhar para uma tela nem sempre é suficiente." Se a realidade de onde você mora permitir, dá para marcar um encontro presencial em parques ou outras áreas abertas, sem grande aglomeração de pessoas e uma boa ventilação.

Tome o cuidado de manter o distanciamento mínimo nesses lugares e use sempre a máscara de proteção. Lave bem as mãos com água e sabão ou álcool em gel de tempos em tempos. Afinal, apesar da saudade, o vírus continua à solta. E devemos tomar todos os cuidados para proteger a nós mesmos e a todos que estão ao redor.

BBC NEWS BRASIL

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