quinta-feira, 21 de janeiro de 2021

A DITADURA MILITAR NÃO ME INCOMODAVA >JORNALISTA OSVALDO RIBEIRO : SAINDO DE CENTENÁRIO DO SUL PARA LONDRINA!

 



Sim, saindo de Centenário do Sul, ousando buscar o que queria, era um simples jovem que amava os Beatles e os Rolling Stones e cheio de emoções. Era junho de 1964, juntei minhas coisas numa mala velha e num piscar de olhos descia do ônibus e me alojava na Pensão da Dona Chica na Quintino Bocaiuva. Não era muito "ligado" em viés político. Queria tão somente viver um sonho de falar no rádio. A  ditadura militar, não me incomodava e vivia numa grande cidade e me apaixonando cada vez mais por Londrina. Trabalhava e respeitava as resoluções militares. Confesso nada via de errado e parece que o Brasil caminhava bem. Logicamente que havia cala vozes , censura do que era mostrado que era transmitido pelo rádio, jornal e TV. Havia uma insatisfação, a juventude da época protestava e queria um Brasil melhor. Eu na minha simplicidade caipira ficava ao microfone da rádio apresentando notícias não críticas e fazendo programas dedicados aos jovens. Não estava com receios embora a situação do Brasil fosse tensa. Pipocavam as greves em vários locais propondo as reformas de base contra o governo. Os grupos da esquerda e da direita radicalizavam suas posições. Ocorreu uma rebelião das forças armadas com o Governo João Goulart, tendo iniciado em Minas Gerais, mobilizando tropas comandadas pelo General Mineiro Magalhães Pinto. Depois contou com o apoio de (Movimento golpista) e aconteceu a adesão de outras de outras unidades militares de S. Paulo, Rio Grande do Sul, Estado da Guanabara e outros Estados. Sem poder reagir João Goulart deixou Brasília em 14 de Abril de 1964 Começava a Ditadura Militar. Assume a Presidência o Marechal Castelo Branco em nome do Movimento Militar. 
Depois foi uma luta em busca da liberdade... nas faculdades, nos colégios e nas ruas os estudantes tinham participação firme... amigos de sala criticavam abertamente, alguns subiam até em caixotes nos corredores após as turmas saírem das salas e começavam a falar contra a ditadura militar. Quanta batalha para se atingir o objetivo que durou longos e terríveis anos.
Queira Deus que nos dias atuais prevaleça o bom senso e reflitamos muito não desprezando a democracia e respeitando os preceitos legais democráticos!!!
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário