quinta-feira, 21 de janeiro de 2021

COMEMORA-SE HOJE(21/O1) "O DIA MUNDIAL DA RELIGIÃO!"

 


Desde o ano de 1950, o mês de janeiro é dedicado à comemoração do Dia Mundial da Religião. Essa data foi proposta, em 1950, por uma Assembleia Espiritual Nacional dos Estados Unidos da fé bahá'í, uma religião que surgiu no século XIX por meio dos ensinamentos de Bahá'u'lláh, líder religioso persa nascido em 1817 e morto em 1892.

O Dia Mundial da Religião, conforme sua proposta original, é comemorado no terceiro domingo do mês de janeiro. Sendo assim, é uma data móvel que, no ano de 2020, será comemorada no dia 19 de janeiro, e, no ano de 2021, no dia 17 de janeiro. No Brasil, eventualmente, a comemoração pode coincidir com o Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa, que acontece no dia 21 de janeiro.


O que significa o Dia Mundial da Religião?

Os bahá'í acreditam que, com um Dia Mundial da Religião, dedicado a pensar a harmonia entre as religiões mundiais, o mundo pode refletir sobre um futuro livre do preconceito, da discriminação e da intolerância religiosa. Esse tipo de ecumenismo baseia-se na ideia de que há elementos em comum, entre todas as religiões, que apontam para o pacifismo e para a busca por convivência harmoniosa.

Ocorre que esse tipo de universalização das particularidades religiosas, em grande parte, fere os pressupostos salvacionistas de cada religião. O cristianismo, por exemplo, prega a conversão de todos à sua fé, o islamismo exige do fiel a sua submissão, e por aí vai. Sendo assim, o anseio por um universalismo religioso pode comprometer as especificidades culturais e tradicionais de cada religião.

Saiba mais: Diferença entre religião e seita

Existem críticas a esse tipo de projeto, mas o Dia Mundial da Religião pode ser uma grande oportunidade para meditar e discutir sobre a situação das tradições religiosas no mundo globalizado. Pode ser uma ferramenta para combater a intolerância religiosa, tanto no Brasil quanto em outras partes do mundo.

A importância desse tipo de debate é crucial quando percebemos que a intolerância religiosa no Brasil tem crescido nos últimos anos, sobretudo em 2019, quando inúmeros ataques contra grupos praticantes de religiões de matriz africana foram realizados. É extremamente importante reforçar a importância do convívio pacífico e harmonioso entre as pessoas, independentemente de suas religiões.


Nenhum comentário:

Postar um comentário