Planta ovo, fruta da família da batata, faz sucesso entre os moradores da cidade
Quando olhamos o formato, a cor e a textura não dá para pensar em outra coisa: muita gente em Holambra, São Paulo, jura que a planta que cresce ali é um pé de ovo! Mas, na verdade, se trata de uma fruta. A planta é nativa da Índia e começou a ser produzida em grande escala no interior de São Paulo.
Cerca de dois meses depois do plantio, surgem as primeiras flores cor de violeta, semelhantes às da abóbora ou batata, de quem ela é parente. Os primeiros frutos são branquinhos e têm o tamanho de uma azeitona. Mas em quatro meses a planta chega a um estágio em que quase todos os frutos ganham um tamanho que lembra o de um ovo de pássaro ou até de galinha. Esse é o momento da colheita da planta-ovo, que de tão parecida com o alimento, engana muita gente.
O produtor Alexandre Vermeulen se entusiasmou com a ideia de surpreender as pessoas com as mudas da planta-ovo e investiu no negócio. “Já estamos produzindo em grande escala para poder atender esse mercado. São 1500 vasos semanais”, contou o produtor.
Quando se corta o fruto da planta-ovo dá para sentir a textura firme e enxergar as pequenas sementes que lembram uma berinjela. Depois de três meses de plantio, o fruto amadurece e começa a ficar com uma cor amarela. Aí se pode retirar as sementes para o plantio e até mesmo comer a planta, que tem um sabor bem amargo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário