Em Caltabellotta, a 63 km de Agrigento, na Sicília, no sul da Itália, vivem 3.334 habitantes, dos quais 335 na faixa dos 80 anos e 83 que superaram os 90 anos. Outros quatro moradores já ultrapassaram a marca dos 100 anos.
O agricultor Antonio Turturici, 109, é hoje não só o morador mais velho do vilarejo, mas também de toda a Itália. Em tempos de pandemia, houve quem temesse pela vida dos "caltabelloteses" mais idosos.
"Somos um pequeno lugarejo, com mais de 4 mil anos. Não há quase tráfego, levamos uma vida saudável e a nossa genética também ajuda", brinca o prefeito Calogero Cattano, nascido em Caltabellotta, em entrevista por telefone a ÉPOCA.
Situada a 750 metros acima do nível do mar, o lugar conseguiu conter o vírus que, por sua vez, causou a morte, até o momento, de mais de 90 mil italianos em todo o território. "Nosso número de mortes por Covid-19 é zero. Em março do ano passado, tivemos uma dezena de casos em jovens, boa parte assintomática, mas conseguimos isolá-los e proteger nossos idosos", celebra o político italiano que, com a ajuda dos moradores, adotou medidas de distanciamento social e uso obrigatório de máscaras.
O lockdown vivido pelo resto do país não foi instaurado no vilarejo. As duas escolas primárias - que acolhem crianças de 6 a 10 anos - continuaram funcionando. O comércio também. Para driblar o vírus, os idosos foram mantidos em casa e os moradores evitaram viagens desnecessárias para fora da cidade.
O hospital mais próximo, a 15 km, na cidade de Sciacca, recebeu apenas pacientes para consultas cardiológicas. "Temos a vantagem de viver uma vida sem stress", pondera o prefeito. "Grande parte das pessoas daqui trabalha no campo assim como o senhor Antonio com seus 109 anos".
“Meu pai sempre teve boa saúde, sempre comeu o que plantou e, até mesmo o pão, ele fazia em casa", conta a filha Biagia ao caderno Buone Notizie (Boas Notícias) do jornal Corriere della Sera. "Ele dirigiu até os 94 anos. Minha mãe faleceu há quatro anos. Devo dizer que tivemos a sorte de poder conviver com ambos por muito tempo".
Os objetivos principais deste blog "Comunicando para Refletir" são de emitir informações, artigos publicados na mídia, sobre problemas sociais que atingem todas as camadas sociais. Isso não quer dizer que sou o dono da verdade, às vezes minhas ideias não são iguais as suas, e são respeitadas as opiniões expostas. Queremos um mundo melhor e por isso expressaremos sobre cidadania, ética na política, bons costumes familiares. Acima de tudo buscaremos a ética e moral dos bons costumes.
domingo, 21 de fevereiro de 2021
VILAREJO NA ITÁLIA COM MAIS DE 300 IDOSOS ACIMA DE 80 ANOS SEGUE SEM MORTES DE COVID-19!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
-
NUMA PEQUENA CIDADE DO INTERIOR DO PARANÁ NUMA VARA CRIMINAL ESTE FATO ACONTECEU: O JUIZ VÊ DUAS JOVENS ESPERANDO SENTADAS NA SALA DE AUDI...
-
Vem aí um novo shopping para Londrina da zona sul. Empresários de Londrina trabalham para tal empreendimento. Será na Avenida Waldemar Sp...
Nenhum comentário:
Postar um comentário