quarta-feira, 31 de março de 2021

HISTÓRIA SOBRE "O MORRO DO CRISTO", MIRANTE NATURAL DE GUARATUBA!

 


O Morro do Cristo é um mirante natural de Guaratuba. Localizado na Praia do Brejatuba, oferece aos visitantes uma bela paisagem do Oceano Atlântico e uma visão geral de toda a cidade. Em seu cume está a imagem do Cristo Redentor que tem um dos braços apontando para a cidade e outro com a mão no coração.

Durante a construção do monumento, foi colocado no coração da imagem um frasco contendo água benta. O acesso ao morro, é feito por uma escadaria de cimento com 190 degraus construídas, originalmente, em 1953 pelo então prefeito Miguel Jamur, que foi o responsável pela encomenda e colocação da estátua do Cristo. Parte da escultura foi paga pela sra. Josefa do Amaral Ferreira, viúva do ex-presidente do Estado do Paraná, João Cândido Ferreira.

O Morro do Cristo se tornou um símbolo para Guaratuba e uma grande atração turística. A estátua foi feita em dez anéis para que pudesse ser levada, com mais facilidade, ao alto do morro. Durante o transporte, feito em cima de talhas de madeiras, três anéis despencaram e foram levados a Curitiba para serem reparados. Sua inauguração aconteceu no dia 23 de junho de 1953, com a participação do prefeito Miguel Jamur, vereadores e a viúva de João Cândido Ferreira, seus filhos e demais familiares.

 Uma curiosidade: durante a Segunda Guerra Mundial, os soldados do Vigésimo Batalhão de Infantaria de Curitiba utilizaram o morro como posto de observação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário