sábado, 17 de abril de 2021

VERDADE É QUE MINAS GERAIS ACOLHE A TODOS MUITO BEM!

 Minas Gerais para todos os gostos e estilos

Conheça Minas, Conheça Minas - 23 hours ago
*(Por Arnaldo Silva)* 

São 22 milhões de mineiros vivendo no Estado, em seus 853 municípios, 1712 distritos e milhares de pequenos povoados. Sem contar com outros centenas de milhares de mineiros, que vivem em outros estados e outros países. Minas Gerais, hoje é o quarto maior estado brasileiro, em número de habitantes e o maior Estado, em extensão territorial do Sudeste. É ainda o maior estado do Brasil, em número de municípios. 
Na foto a Cachoeira do Custódio em Espera Feliz MG, Zona da Mata)* O “Ser Mineiro” não é apenas uma fala qualquer.

Texto organizado por Tião Rocha . 

Ser mineiro é esperar pela cor da fumaça.É dormir no chão prá não cair da cama.É plantar verde prá colher maduro. É não meter a mão na cumbuca. É não dar passo maior que as pernas. É não amarrar cachorro com linguiça. Porque mineiro não prega prego sem estopa. Mineiro não perde trem.Mas compra bonde. Compra. E vende prá paulista como locomotiva. O mineiro é um nômade. Primeiro em sua própria terra. Mas o mineiro não emigra como o nordestino, com a intenção de voltar. Como um índio, quando o mineiro parte, leva a família, os animais, as sementes, a saudade e um pedaço de queijo. Dos bandeirantes, o mineiro recebeu o amor à independência, a altivez, a energia e a tenacidade. O mineiro é montanhês, desconfiado e contemplativo,cauteloso e frio, lento e impassível. -…Como vão as coisas? -…Mais ou menos, pelejando! Mineiro não diz que está “tudo bem”, senão vão lhe pedir dinheiro emprestado. Sê besta sô! Antes de organizarem bancos e se tornarem exímios banqueiros e agiotas, os mineiros já tinham o hábito de por dinheiro no colchão. Evém o mineiro. Conheço pelo jeito, pela maneira de falar e de se situar perante o mundo. Prudência e capitalização. Se olhar no dicionário, mineiro é sinônimo de: Acanhado, afável, amante da liberdade, benevolente, bondoso, caladão, comedido, canhestro, cordato, confia desconfiando, Nossa proclamada habilidade (muito exagerada) Nossa discreta prudência (nem sempre real) Nosso equilíbrio (às vezes fictício) Nossa malícia (frequentemente inventada)Compõem um todo que chama atenção (mas provoca desconfiança) Montes Claros dá toucinho Bocaiúva dá feijão Buenópolis dá dinheiro Diamantina dá pifão. Mas todos os princípios se desmoronam diante de um lombo de porco com rodelas de limão, tutu de feijão com torresmo,linguiça frita com mandioca…De sobremesa: goiabada cascão com queijo palmira. Depois: cafezinho requentado com requeijão.

-Afinal, quem é o mineiro ? -Mineiro ? é aquele que: -não fala, cochicha; -não olha, espia; -não presta atenção, vigia só;-não espera, vai andando;-não conspira, combina.


Nenhum comentário:

Postar um comentário