A charge abaixo resume tristemente a situação dos direitos humanos no Brasil:
A luta pela implantação dos direitos no Brasil, assim como no restante do mundo, nem sempre foi fácil. No caso brasileiro, a redemocratização de 1985 proporcionou uma nova Constituição, promulgada em 1988, que é considerada a mais completa de nossas Constituições e conhecida como a “Constituição Cidadã“, mas não resistiu ao tempo, evidenciando-se seus fracassos e limitações.
Apesar de os avanços em relação aos direitos humanos, no país, terem sido relevantes, ainda resta muita luta para que a plena concretização desses direitos seja atingida. Para tanto, é preciso garantir a justa participação de todos os segmentos da sociedade nas decisões políticas e aproximar o cidadão de seus representantes, de modo a fazer valer de fato os direitos políticos reconquistados com a redemocratização.
A “Constituição Cidadã” procura assegurar os mais amplos direitos a cada indivíduo dentro da sociedade brasileira, preocupando-se em combater o preconceito ao instaurar a igualdade jurídica e social. Aperfeiçoá-la não é um direito, mas um dever a ser exercido por cada um de nós.
Nenhum comentário:
Postar um comentário