terça-feira, 15 de junho de 2021

DIA MUNDIAL DE COMBATE CONTRA A VIOLÊNCIA DA PESSOA IDOSA

Desde 2006, o dia 15 de junho é lembrado como dia mundial de conscientização da violência contra a pessoa idosa. A data, que foi instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) e pela Rede Internacional de Prevenção à Violência à Pessoa Idosa, tem como objetivo criar uma mobilização mundial tanto no âmbito social como no político, para que as pessoas não aceitem esse tipo de violência. A mais comum no Brasil é a física (58,9%), seguida da psicológica (26,7%), e da negligência e abandono, que trata da omissão de cuidados básicos, como a privação de medicamentos, alimentação, descuido com a higiene, ausência de proteção contra frio e calor (24,9%). Entretanto, ainda existem outros tipos de violência pouco conhecidos, como a econômico-financeira e patrimonial e sexual, e a autoagressão e autonegligência, quando o idoso violenta a si mesmo. A sociedade não pode ficar apática a esse tipo de violência. Isso porque 67,2% das agressões ocorrem dentro da própria casa e a taxa de reincidência é de 41,5% para idosas e 25,8% para idosos .

“O Estatuto do Idoso prevê que os casos de suspeita ou confirmação de violência contra os idosos sejam objeto de notificação compulsória pelos serviços de saúde púbicos e privados, e que sejam obrigatoriamente comunicados a quaisquer dos seguintes órgãos, como: Conselho do Idoso, Ministério Público ou Delegacia de Polícia. Esses órgãos devem desencadear medidas protetivas e de responsabilização”. Além das notificações compulsórias, você pode também fazer a sua parte denunciando maus tratos às pessoas idosas aos órgãos públicos do seu município ou estado. A data, que foi instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) e pela Rede Internacional de Prevenção à Violência à Pessoa Idosa, tem como objetivo criar uma mobilização mundial tanto no âmbito social como no político, para que as pessoas não aceitem esse tipo de violência e não se esqueçam da importância do tema. 

REFLEXÃO DO BLOG:

Os idosos são às vezes esquecidos e isolados... ficam em casa na pandemia, perdem preciosos dias por causa da pandemia. Pouca assistência médica... são os mais entristecidos , abandonados, ninguém levando em conta que ele fez muito com  seu trabalho e nem frequentar igrejas não podem mais...não é fácil e feliz ser velhos , não se levando em consideração o que representaram para o país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário