Desde 2006, o dia 15 de junho é lembrado como dia mundial de conscientização da violência contra a pessoa idosa. A data, que foi instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) e pela Rede Internacional de Prevenção à Violência à Pessoa Idosa, tem como objetivo criar uma mobilização mundial tanto no âmbito social como no político, para que as pessoas não aceitem esse tipo de violência. A mais comum no Brasil é a física (58,9%), seguida da psicológica (26,7%), e da negligência e abandono, que trata da omissão de cuidados básicos, como a privação de medicamentos, alimentação, descuido com a higiene, ausência de proteção contra frio e calor (24,9%). Entretanto, ainda existem outros tipos de violência pouco conhecidos, como a econômico-financeira e patrimonial e sexual, e a autoagressão e autonegligência, quando o idoso violenta a si mesmo. A sociedade não pode ficar apática a esse tipo de violência. Isso porque 67,2% das agressões ocorrem dentro da própria casa e a taxa de reincidência é de 41,5% para idosas e 25,8% para idosos .
Os objetivos principais deste blog "Comunicando para Refletir" são de emitir informações, artigos publicados na mídia, sobre problemas sociais que atingem todas as camadas sociais. Isso não quer dizer que sou o dono da verdade, às vezes minhas ideias não são iguais as suas, e são respeitadas as opiniões expostas. Queremos um mundo melhor e por isso expressaremos sobre cidadania, ética na política, bons costumes familiares. Acima de tudo buscaremos a ética e moral dos bons costumes.
terça-feira, 15 de junho de 2021
DIA MUNDIAL DE COMBATE CONTRA A VIOLÊNCIA DA PESSOA IDOSA
“O Estatuto do Idoso prevê que os casos de suspeita ou confirmação de violência contra os idosos sejam objeto de notificação compulsória pelos serviços de saúde púbicos e privados, e que sejam obrigatoriamente comunicados a quaisquer dos seguintes órgãos, como: Conselho do Idoso, Ministério Público ou Delegacia de Polícia. Esses órgãos devem desencadear medidas protetivas e de responsabilização”. Além das notificações compulsórias, você pode também fazer a sua parte denunciando maus tratos às pessoas idosas aos órgãos públicos do seu município ou estado. A data, que foi instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) e pela Rede Internacional de Prevenção à Violência à Pessoa Idosa, tem como objetivo criar uma mobilização mundial tanto no âmbito social como no político, para que as pessoas não aceitem esse tipo de violência e não se esqueçam da importância do tema.
REFLEXÃO DO BLOG:
Os idosos são às vezes esquecidos e isolados... ficam em casa na pandemia, perdem preciosos dias por causa da pandemia. Pouca assistência médica... são os mais entristecidos , abandonados, ninguém levando em conta que ele fez muito com seu trabalho e nem frequentar igrejas não podem mais...não é fácil e feliz ser velhos , não se levando em consideração o que representaram para o país.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
-
NUMA PEQUENA CIDADE DO INTERIOR DO PARANÁ NUMA VARA CRIMINAL ESTE FATO ACONTECEU: O JUIZ VÊ DUAS JOVENS ESPERANDO SENTADAS NA SALA DE AUDI...
-
Vem aí um novo shopping para Londrina da zona sul. Empresários de Londrina trabalham para tal empreendimento. Será na Avenida Waldemar Sp...
Nenhum comentário:
Postar um comentário