sexta-feira, 4 de junho de 2021

LITERATURA: FICHAMENTO DE LIVRO: "HELENA" DE MACHADO DE ASSIS!

 


Helena (Machado de Assis)


Como é sempre bom ler Machado de Assis, li mais um de seus romances da fase romântica:

Helena, de Machado de Assis

O enredo

Falece o Conselheiro Vale, homem bom que deixa a irmã, Dona Úrsula, e um filho, Estácio. Em seu testamento ele revela a existência de uma filha natural, Helena, e pede que ela seja trazida para casa e passe a conviver com Estácio e Dona Úrsula. A chegada de uma parente desconhecida desperta emoções conflituosas dentre os envolvidos, apesar de Helena ser uma jovem de 17 anos,  bonita, carismática, inteligente e astuta. A relação entre Estácio e Helena é muito próxima e afetuosa, mas de uma maneira que não parece ser a de dois irmãos. Estácio é relutante em se comprometer mais seriamente com a namorada e com uma carreira política, o amigo de Estácio se apaixona por Helena e esses acontecimentos vão gerando tensões, que ficam mais agudas ao descobrirem que Helena guarda um segredo.

A narrativa

 Mesmo em um romance romântico já percebemos a sagacidade narrativa de Machado. Temos um narrador onisciente não muito intruso, mas que tudo sabe e tudo vê.

Minhas impressões e expressões

A personagem Helena já é um protótipo de Capitu. A personagem de Dom Casmurro é mais complexa e bem acabada, mas vejam a descrição abaixo de Helena e me digam se não há semelhanças com a Capitu.

“Helena praticava de livros ou de alfinetes, de bailes ou de arranjos de casa com igual interesse e gosto, frívola com os frívolos, grave com os que o eram, atenciosa e ouvida, sem entono nem vulgaridade. Havia nela a jovialidade da menina e a compostura da mulher feita, um acordo de virtudes domésticas e maneiras elegantes.”.

Mesmo em fase romântica, o enredo de Machado foge um pouco dos preceitos da época e ele dá seu tom ao romance, embora esteja ainda muito aquém do Machado de Dom CasmurroMemórias Póstumas de Brás Cubas e Esaú e Jacó.


Nenhum comentário:

Postar um comentário